Versailles Ghia 2.0 | Motor só pega com o medidor de fluxo de ar desligado
Aplicação:
Ford Versailles Ghia 2.0 | sistema Le-jetronic
Características:
Com o motor frio o veículo funciona normalmente.
Após atingir a temperatura operacional o motor morre e não pega mais. Só passa a pegar se o medidor de fluxo de ar for desligado. Com o medidor de fluxo desligado, o motor pega, mas continua com um funcionamento irregular: marcha lenta quadrada, falhas nas retomadas, etc.
Análise do problema:
- Foram testados todos os componentes, um a um, e nenhuma irregularidade foi encontrada;
- Suspeitou-se de falha na UCE. Na análise dos pontos de solda da placa interna da UCE foram encontrados diversos pontos de solda fria (figura 1);
- Após terem sido refeitas todas as soldas frias da UCE o veículo voltou a funcionar normalmente.
Dica:
Reparos internos na UCE devem ser realizados por profissionais especializados, pois requerem habilidade e conhecimento técnico. No caso exposto, a identificação dos pontos de solda fria e o conserto da UCE foram efetuados por um técnico em eletrônica consultado pelo reparador do veículo.
Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.
Quer ter acesso a mais conteúdos sobre a Versailles ou outros veículos da Ford?
Conheça a Enciclopédia Automotiva Doutor-IE Online!