Vectra B com transmissão automática | Velocímetro não funciona


Aplicações:

Vectra B  - Com transmissão automática

Outros detalhes:

Veículo equipado com freios ABS e piloto automático (cruise control).

Testes realizados:

Foi testado o sensor de rotação da roda dianteira esquerda e ele estava OK;
Foi trocado o painel e a central do ABS;
O sensor de rotação da roda dianteira esquerda envia sinal (analógico/VAC) aos terminais 12 e 13 da central do ABS.
A central do ABS, digitaliza esse sinal (converte em pulsos/ VDC) e o envia, através de seu terminal 7, ao velocímetro, ao computador de bordo, ao cruise control etc (figura 1).

Girando-se a roda dianteira esquerda (com a chave de ignição ligada) deveriam ser observados pulsos no fio do terminal 7 da central do ABS. Se estes pulsos fossem verificados, concluiria-se que o sensor da roda dianteira esquerda e a central do ABS estavam OK.
Porém no referido terminal, havia polaridade negativa (terra) constantemente.

Solução encontrada:

Após ter sido localizada (acima da caixa de fusíveis) a emenda do chicote que transmite o sinal de velocidade da roda ao painel, ao cruise control etc, observou-se o seguinte:
Se fosse desligado o fio que ia da emenda à central do cruise control (piloto automático), todo o sistema voltava a operar normalmente, inclusive o painel (figura 2);

Checando-se este fio, foi encontrada uma oxidação excessiva no conector da central do cruise control (figura 3).

Esta oxidação (ferrugem) aterrava o sinal (pulso) proveniente do terminal 7 da central do ABS e provocava o mau funcionamento do painel.

Dica:

O problema foi definitivamente solucionado após a substituição da central do cruise control e dos terminais danificados.

Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre Sensor Magnético, Indutivo ou de Relutância Variável em outro post aqui do blog.

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre o Vectra B ou outros veículos da Chevrolet?
Conheça a Enciclopédia Automotiva Doutor-IE Online!