Vectra B 2.2 8V | Motor falhando nas retomadas (Defeito intermitente)


Aplicações:

Vectra B 2.2 8V | Motronic M 1.5.4

Outros detalhes:

  • Às vezes, o motor soqueia nas subidas e decidas acentuadas;
  • Motor tem bom desempenho em altas rotações;
  • Marcha lenta estável.

 Testes realizados:

  • Foram testados o regulador de pressão, a pressão e a vazão da linha de combustível;
  • Foi feita limpeza nos injetores e no corpo de borboleta;
  • Em outra oficina, já haviam sido trocadas as velas de ignição, os cabos de velas e a bobina - DIS;
  • Consultando-se os códigos de defeitos, encontrou-se o código 19: Falha no sensor de rotação;
  • Foram apagados os códigos da memória da UCE e, momentaneamente, nenhum deles voltou a reincidir;
  • Com um scanner foram monitorados todos os parâmetros em marcha-lenta e durante um teste de rodagem.

Solução encontrada:

  • Durante o teste de rodagem (com o scanner conectado), constatou-se que após o surgimento da falha, ficava gravado o código 19 na memória da UCE;
  • Checando-se com atenção o sensor de rotação, foi encontrada a causa do defeito. O atrito com a carcaça do cabeçote rompeu a malha de blindagem e a isolação dos fios do sensor (figura 1). Nas retomadas, subidas e decidas, os fios expostos entravam em curto-circuito, por alguns instantes, com a massa do veículo;
  • Após a substituição do sensor o problema foi solucionado.

Dicas:

  • O ponto danificado no cabo do sensor não era de fácil visualização;
  • A possibilidade de se rodar com o scanner monitorando o sistema foi determinante para a solução do problema.

Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre Sensor Magnético, Indutivo ou de Relutância Variável em outro post aqui do blog.

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