Vectra B 2.0 8V | Motor pega mas morre em seguida


Aplicação:

Chevrolet Vectra B 2.0 8V | sistema Motronic M 1.5.4

Características:

O problema só ocorre na 1ª partida, após o veículo ter ficado parado por pelo menos 4 horas. Por isso, normalmente, a falha só é observada pela manhã. A partir da 2ª tentativa, o motor pega normalmente e mantem-se em perfeita marcha-lenta.

Testes realizados:

  • Foi realizada limpeza do atuador da marcha-lenta. Como a falha persistiu, foi substituído o atuador;
  • Foi avaliado o sensor de posição da borboleta - TPS - OK;
  • Foi testado o sensor de temperatura da água - CTS - OK;
  • Foi verificada a pressão e a vazão da linha de combustível - OK;
  • Foi avaliada a estanqueidade da linha de combustível. Deixando-se o manômetro instalado de um dia para o outro, observou-se que pela manhã a pressão residual da linha de combustível era maior que 1,6 Bar. Por isso, foram descartadas as hipóteses de regulador de pressão furado, má vedação da válvula de retenção da bomba de combustível, vazamento nas válvulas injetoras, etc.
  • Foi substituído o sensor de pressão e temperatura do ar MAP/ACT.

Solução encontrada:

Falha na UCE.

Dica:

O defeito mencionado, motor morrendo na 1ª partida a frio, é causado por uma falha no algoritmo (programa) de controle da UCE.
Acontece, desde zero quilômetro, com alguns veículos das famílias Vectra B 2.0 8V e 16V e Kadett/Ipanema 2.0 MPFI 8V.

Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.

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