Variador de fase dos motores E.torQ EVO 1.8

Fiat Toro com código P0008 – Falha no Sincronismo da Corrente do Banco 1. O que pode ser?


 

Assista ao vídeo abaixo ou leia o conteúdo completo sobre o problema no sincronismo do motor do Fiat Toro 1.8 E.torQ EVO! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.

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Veículo:

  • Fiat Toro 1.8 16V E.torQ EVO Flex 135/139cv/IAW 10GF – ano 2018;
  • Obs: essa dica aplica-se para todos os veículos equipados com o motor E.torQ EVO.

Detalhes iniciais:

  • O veículo chegou na oficina parceira com os seguintes sintomas:
    • Perda de potência do motor em solicitações de carga (aceleração);
    • Em marcha lenta o motor operava normalmente e sem gerar código de falha. Ao acelerar o motor, o mesmo entrava em modo de emergência e limitava a potência;
    • O código de falha apresentado era o P0008 – Falha no Sincronismo da Corrente/Correia Dentada do Banco 1.

Diagnóstico guiado:

  • Solicitou-se ao cliente que capturasse o sinal dos sensores de fase (CMP) e rotação (CKP), com o osciloscópio, e nos enviasse para posterior análise de nossa equipe técnica;
  • Ao comparar com o gráfico presente na Plataforma Doutor-IE, percebemos que, em marcha lenta, os sinais enviados pelo cliente indicavam que o motor estava aparentemente com o sincronismo perfeito;
Gráfico Doutor-IE - sincronismo do motor.
Gráfico Doutor-IE – sincronismo do motor.
  • Para que não restasse dúvidas, solicitou-se que o cliente efetuasse a verificação mecânica do ponto de sincronismo do motor;
  • Durante a verificação constatou-se que o parafuso-válvula da polia variável do comando de válvulas estava danificado.
Parafuso-válvula da polia variável do comando de válvulas.
Parafuso-válvula da polia variável do comando de válvulas.

 

Parafuso-válvula da polia variável do comando de válvulas.
Parafuso-válvula danificado.

Análise da causa:

  • O motor E.torQ EVO da FCA (Fiat-Chrysler) é equipado com um único comando de válvulas (SOHC) variável. Isto é, as aberturas e os fechamentos das válvulas de admissão e escape são ajustados pela UCE visando a maior eficiência do motor e também a redução na emissão de poluentes;
  • O componente que faz este controle, a partir dos sinais enviados pela UCE, é chamado de eletroválvula/atuador do variador de fase. Este atuador, controlado eletronicamente, possui um pino que atua diretamente no parafuso-válvula, fazendo o controle da quantidade de óleo que passa para o mecanismo de deslocamento do eixo comando de válvulas.
Eletroválvula do variador de fase dos motores E.torQ EVO.
Eletroválvula do variador de fase dos motores E.torQ EVO.
  • Ao efetuar manutenção na parte de cima do motor, é estritamente necessário retirar primeiro a eletroválvula do variador de fase antes de retirar a tampa de válvulas. Isso acontece porque o pino da eletroválvula pode forçar o mecanismo de atuação do parafuso-válvula e vir a quebrá-lo;
 Causa do defeito - parafuso-válvula danificado.

Causa do defeito – parafuso-válvula danificado.

Solução encontrada:

  • Substituição do parafuso-válvula da polia variável do comando de válvulas;
  • Código original da peça: 55247723.

Dica:

  • O suporte da Doutor-IE já atendeu vários casos como este, ou seja, é um defeito comum neste motor. Pensando em casos como este, nossa equipe de desenvolvimento está sempre estudando maneiras de passar o maior número de informações aos nossos clientes para evitar que situações indesejáveis venham a acontecer;
  • Itens de atenção e observação são estrategicamente anexados aos nossos manuais para alertar o cliente em determinadas situações. O exemplo abaixo é do Manual Doutor-IE da Corrente Sincronizadora do Fiat Toro 1.8 E.torQ EVO Flex.