Uno 1.0 EX | Relê de potência estalando em marcha-lenta


Aplicação:

Fiat Uno 1.0 EX | sistema IAW G7

Características:

  • O relê estala (liga e desliga) rapidamente várias vezes por minuto;
  • Na mesma freqüência das estaladas do relê, observa-se que a marcha-lenta oscila;
  • O defeito é intermitente;
  • Quando o defeito está presente, observa-se que o motor falha durante as acelerações rápidas.

Testes realizados:

  • Suspeitou-se do aterramento da UCE. Porém o mesmo foi testado com o auxílio de uma lâmpada de teste e estava ok;
  • Foram testados todos os componentes ponto-a-ponto. Todos encontravam-se na faixa operacional;
  • Observou-se que o relê estalava com uma freqüência aproximadamente igual à freqüência com que a UCE chaveia as bobinas. As resistências elétricas dos enrolamentos primário e secundário das bobinas estavam de acordo com os valores recomendados pelo fabricante;
  • Substituindo-se a bobina do 1º e 4º cilindros, a falha desapareceu.

Solução encontrada:

Interferência eletro-magnética na UCE provocada pela bobina de ignição do 1º e 4º cilindros. Após a substituição referida bobina, o veículo voltou a funcionar perfeitamente.

Dica:

Mais uma vez verificamos que os veículos equipados com o sistema Magneti Marelli IAW G7 e IAW G7.11 (linha Fiat monoponto) são extremamente suscetíveis a interferências eletro-magnéticas do sistema de ignição (velas, bobinas e cabos) na UCE.

Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre o Uno ou outros veículos da Fiat?
Conheça a Enciclopédia Automotiva Doutor-IE Online!