Corsa 1.0 EFI | Lâmpada da injeção acende quando o motor está aquecido


Aplicação:

Chevrolet Corsa 1.0 EFI | sistema Multec Delphi

Características:

  • Motor funciona aparentemente bem;
  • O cliente reclama de alto consumo;
  • Consultando-se os códigos de defeitos, encontrou-se a falha 45: tensão alta no circuito da sonda lambda.

Testes realizados:

  • No teste da sonda, observou-se que seu sinal, somente com a chave ligada ou em marcha-lenta, estava entre 1,015 e 1,100 volt VDC;
  • Foi trocada a sonda e o problema persistiu.

Solução encontrada:

Falha na unidade de comando – UCE

Dica:

É importante observar que na maior parte dos sistemas de injeção eletrônica (exceto no EEC IV) a UCE envia uma tensão de referência ao fio de sinal da sonda.
Com a chave de ignição ligada (sem dar partida) esta tensão deve estar entre 0,350 e 0,550 volt VDC.
No exemplo apresentado, a tensão enviada pela UCE era superior a 1,000 volt VDC.

Lampada da injecao acende quando o motor esta aquecido

Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.

 


Quer ter acesso a mais conteúdos sobre o Corsa ou outros veículos da Chevrolet?
Conheça a Enciclopédia Automotiva Doutor-IE Online!