Regeneração DPF: Veja como realizar a limpeza do Filtro de Partículas Diesel através do aparelho de diagnóstico de forma simples e ágil.


 

Veículos Common Rail EURO 5 que utilizam o sistema EGR (Exhaust Gas Recirculation) para controle de emissões, como a Sprinter 906, possuem um filtro de partículas diesel DPF (Diesel Particulate Filter) que tem como finalidade a retenção de partículas produzidas nos gases de escape do veículo.

Conforme o tempo de utilização do veículo aumenta, o índice de partículas e fuligem retidos pelo DPF começa a saturar sendo necessário a regeneração do filtro de partículas. Neste caso, para que ocorra a regeneração automaticamente, o veículo precisa estar em condições ideais de operação.

Em algumas situações, devido ao tráfego e modo de condução do veículo, essas condições não são atingidas, impedindo a regeneração automática e sendo necessário a intervenção com o scanner automotivo.

Confira neste post a estratégia de funcionamento do filtro DPF, as condições para regeneração na Mercedes Benz Sprinter 906 Euro 5 e o procedimento para regeneração com o aparelho de diagnóstico.

Neste post você irá aprender:

 

O que é o DPF e como ele funciona?

Do inglês DPF significa: Diesel Particulate Filter, ou “Filtro de Partículas Diesel”. Inicialmente desenvolvido para remoção de partículas e fuligem produzidos nos gases de escape.

O DPF faz parte de uma série de estratégias para diminuição de gases produzidos através da combustão em veículos Diesel Euro 5. Além do DPF se destacam também em alguns veículos o EGR (Exhaust Gas Recirculation) e o sistema de Pós Tratamento ARLA 32 para veículos diesel pesado.

 

Como limpar filtro de partículas DPF Mercedes Benz Sprinter 906 Euro 5
Filtro de partículas DPF Mercedes Benz Sprinter 906 Euro 5

Através da atuação do DPF ocorre a retenção de partículas de fuligem que seriam expelidas para atmosfera através dos gases de escape.

Com o passar do tempo  essas partículas saturam o filtro e prejudicam a liberação dos gases e o correto funcionamento do sistema.

 

Luz no painel da Sprinter 906 – limpeza do DPF

Os veículos Mercedes-Benz Sprinter 906 possuem uma lâmpada amarela de indicação da limpeza do DPF (filtro de partículas) que se acende toda vez que a ignição é ligada, apagando-se logo em seguida.

Essa lâmpada acende quando a central do sistema de injeção eletrônica não conseguir efetuar o processo de regeneração do filtro de partículas.

Nesse caso, recomenda-se que se conduza o veículo acima de 2.000 RPM por, pelo menos, 20 minutos com velocidades próximas de 60 Km/h.

Caso a luz não se apague, é necessário ativar a regeneração via equipamento de diagnóstico (scanner). Se, mesmo após a regeneração via scanner, a luz não se apagar, é preciso substituir o filtro de partículas.

Manual Doutor-IE - Detalhe da lâmpada no painel de instrumentos
Manual Doutor-IE – Detalhe da lâmpada no painel de instrumentos

Quais as condições para efetuar a regeneração do DPF na Sprinter 906?

Mercedes-Benz Sprinter - imagem ilustrativa
Mercedes-Benz Sprinter – imagem ilustrativa

Para que ocorram os testes para regeneração do filtro de partículas DPF na Sprinter 906 com a utilização do scanner automotivo o veículo deve estar em condições específicas de operação como:

  • Rotação do motor entre 650/min – 800/min
  • Temperatura do líquido de arrefecimento maior que 60 Cº
  • Temperatura dos gases de escape antes do filtro de partículas diesel maior que 200 Cº

 

Como efetuar a regeneração do DPF através do Scanner?

 

Passo 1 – Regeneração DPF

Através do equipamento de diagnóstico, neste caso o Star Diagnosis, após realizada a escolha do veículo e estabelecida a comunicação com a rede, acessamos a opção “teste rápido”.

Ao escolher a opção teste rápido o Star Diagnosis irá reconhecer os módulos de comando do veículo e fazer uma verificação sobre o seu funcionamento. Nesta etapa são verificados os seguintes módulos:

  • EZS – Interruptor Eletrônico de Ignição e Partida
  • CDID2 – Common Rail Diesel Injection
  • KI – Instrumento combinado
  • OBF2 – Painel de Comando Superior
  • SAM – Módulo de Registro de Sinais e Ativações
  • TSG – Módulo de Comando da Porta Dianteira (lado do motorista)
  • ESP – Programa eletrônico de estabilidade
  • MRM – Módulo da Coluna da Direção
  • MTCO – Tacógrafo modular
  • SRS – Sistema de segurança de mudança para marchas inferiores
  • Rádio USV SA

 

Passo 2 – Regeneração DPF

Para efetuar a regeneração do filtro de partículas DPF seleciona-se o módulo “CDID2 – Common Rail Diesel Injection, na página seguinte serão apresentadas as seguintes opções:

  • Versão do módulo de comando
  • Códigos de falhas/eventos
  • Valores atuais
  • Ativações
  • Adaptações de módulo de comando
  • Colocar em operação
  • Lista global dos testes guiados
  • Lista geral de códigos de falhas
  • Localização da falha através de reclamações ou sintomas
  • Protocolo dos módulos de comando

 

Passo 3 – Regeneração DPF

Nessa etapa é necessário escolher a opção “Adaptações de módulo de comando” onde surgem as seguintes opções:

  • Codificação de variantes
  • Programação dos módulos de comando
  • Ativar o sistema de autorização de rodagem
  • Limitação máxima de velocidade
  • Adaptação do volume injetado pelo injetor
  • Iniciação após troca de componentes
  • Filtro de partículas diesel
  • Calibração do volume zero
  • Gravar o VIN

 

Passo 4 – Regeneração DPF

Na opção “Filtro de partículas diesel” o scanner fornece as opções abaixo onde deve ser selecionado o comando : “Regeneração do filtro de partículas diesel” para efetuar o procedimento com o veículo parado

  • Procedimento para reprogramação após a substituição do componente Filtro de partículas diesel
  • Programar o filtro de partículas diesel após a troca do módulo de comando do motor
  • Regeneração do filtro de partículas diesel durante o trajeto
  • Regeneração do filtro de partículas diesel

 

Passo 5 – Regeneração DPF

Nesta etapa são indicadas as condições básicas para realização dos testes:

  • Rotação do motor entre 650/min – 800/min
  • Temperatura do líquido de arrefecimento maior que 60 Cº
  • Temperatura dos gases de escape antes do filtro de partículas diesel maior que 200 Cº

Caso o veículo esteja com a temperatura dos gases de escape antes do filtro de partículas menor que 200º C será necessário dar a partida no veículo e acelerar para que atinja a temperatura ideal.

Importante:

Apenas acionando o pedal de acelerador a Sprinter 906 não ultrapassa 3000 rpm. Para aumentar a rotação é necessário acionar simultaneamente o pedal de acelerador e do freio.

 

Passo 6 – Regeneração DPF

Após atingir as condições ideais é necessário também atender às indicações fornecidas pelo scanner:

  • Atuar o freio de estacionamento
  • Verificar o nível de óleo do motor
  • Se o nível do óleo de motor estiver muito alto deve se trocar o óleo.
  • Colocar a caixa de mudanças na posição Neutro
  • Ligar o motor e deixar funcionando em marcha lenta
  • Durante o procedimento não atuar o sensor do valor do pedal
  • Ligar a luz baixa, a luz alta, os faróis de neblina e o desembaçador do vidro traseiro
  • Ligar a ventoinha na potência máxima.
  • Com temperaturas externas acima de 0 Cº ajustar a climatização para refrigeração máxima.

 

Passo 7 – Regeneração DPF

Pronto! Com todas as condições atendidas o Star Diagnosis irá realizar o processo de regeneração do filtro de partículas DPF na Sprinter 906.

Nessa etapa pode ser visualizado no aparelho de diagnóstico:

  • Nível de regeneração do DPF
  • Rotação do motor
  • Temperatura dos gases de escape antes do filtro de partículas diesel
  • Grau de contaminação do filtro de partículas diesel (DPF)
  • Teor de Fuligem do filtro de partículas diesel (Simulação)
  • Condição de Regeneração do filtro de partículas diesel.

 

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