Sincronismo de motores com osciloscópio: saiba se o motor está no ponto


 

A Doutor-IE promoveu uma Live com o título “Sincronismo de motores com Osciloscópio” nas principais redes sociais, apresentada por Válter Ravagnani, CEO da empresa.

O uso do osciloscópio para análise de defeitos elétricos e eletrônicos está cada vez mais presente nas oficinas de todo o país. E isso acontece também com o sincronismo do motor.

 

Afinal, como saber se o motor está no ponto?

Você já sabe que:

  • O sensor de fase indica a posição do eixo comando de válvulas.
  • O sensor de rotação indica a posição do virabrequim.

Em muitos casos, a análise simultânea desses 2 sensores pode identificar facilmente problemas de sincronismo do motor, sem a necessidade de desmontar peças de difícil acesso para verificar as marcações nas engrenagens e ou instalar ferramentas complexas.

Mas a live aborda outros assuntos também! Acompanhe a relação do conteúdo, logo abaixo.

 

Conteúdo da aula sobre sincronismo de motores com osciloscópio

A Live para reparadores profissionais sobre “Sincronismo de motores com osciloscópio” apresenta os principais sinais (oscilogramas) que devem ser coletados com o osciloscópio e todos os detalhes técnicos para uma análise conclusiva do sincronismo do motor.

Você vai ver, durante a transmissão, exemplos de problemas comuns de sincronismo em veículos Ciclo Otto (linha leve) e Ciclo Diesel (leves e pesados), como Onix, Captiva, Amarok e Volvo FH.

Durante a transmissão são utilizados manuais que fazem parte da Enciclopédia Automotiva Doutor-IE Online, plataforma de dados técnicos para reparadores automotivos.

Primeiramente é importante lembrar o que significa cada sigla mencionada no vídeo:

  • CKP (CranKshaft Position) – Sensor de rotação
  • CMP (CaMshaft Position) – Sensor de fase

A live foi dividade em 8 principais assuntos. Veja:

  1. Ponto eletrônico: Sincronismo CKP x CMP – É um dos sinais mais utilizados, também chamado de sincronismo virtual.
  2. Ponto mecânico: Sincronismo do meio das rampas (variação da pressão do cilindro) – sincronismo do virabrequim em relação ao eixo comando ou aos eixos comandos de válvulas.
  3. Sincronismo CKP x PMS (pressão do cilindro) – sincronismo referente a posição da roda fônica em relação ao virabrequim – saiba se a roda fônica girou em falso.
  4. O sinal dos sensores CKP e CMP – entenda as diferenças dos sinais:
    • CKP e CMP indutivo: amplitude, inversão e análise.
    • CKP e CMP hall: amplitude, inversão e análise.
  5. Variação da pressão do cilindro
  6. Análise sincronismo CKP x CMP
    • No ponto.
    • Indutivo invertido.
    • Hall invertido.
    • Com um dente do CKP fora, o motor está fora do ponto? Aprenda a calcular de forma simples.
    • Fase adiantado – eletroválvula do variador de fase travada aberta – problema comum na Chevrolet Captiva, por exemplo.
    • CKP x CMP okay – Motor fora do ponto: sincronismo FIRE, VOLKSWAGEN, RODA FÔNICA COM BORRACHA, MOTOR GM.
  7. Análise do sincronismo: CKP x PMS (pressão do cilindro)
  8. Análise do sincronismo: Meio das rampas (pressão do cilindro)

 

Portanto, assista agora a LIVE “Sincronismo de motores com Osciloscópio” na íntegra:

Esta LIVE foi apresentada no dia 20/05/2020 às 20h, com duração aproximada de 2 horas e 20 minutos.

Atenção: embora seja comentado sobre descontos durante o vídeo, os links e códigos promocionais foram válidos somente durante a transmissão. Por fim, a Doutor-IE reserva-se o direito de alterar ou encerrar as promoções ou condições veiculadas.

 

Materiais complementares

  • Qual a diferença entre osciloscópios de 1, 2, 4 ou 8 canais? Entenda a diferença entre os modelos e saiba qual é recomendado para iniciantes. Além disso, baixe um manual PDF grátis com oscilogramas do sincronismo do motor do veículo Jeep Compass 2.0 16V Tigershark FLEX, clicando aqui.
  • Osciloscópio Automotivo: vale a pena o investimento? Conheça as aplicações básicas do osciloscópio para reparação automotiva e os principais acessórios disponíveis, clicando aqui.
  • Se ao analisar o sincronismo do motor via osciloscópio, você perceber uma diferença de apenas um dente da roda fônica do sensor de rotação fora da posição correta, o motor está fora de sincronismo? Se você já teve essa dúvida, confira a resposta no vídeo da sério #doutorieRESPONDE, clicando aqui.
  • Função TRIGGER do osciloscópio. Saiba mais neste vídeo.
  • Sincronismo de motor diesel com osciloscópio. Veja no vídeo um exemplo prático de diagnóstico. Ir para o vídeo.
  • Playlist completa no Youtube somente com conteúdos sobre osciloscópio. Acesse aqui, imperdível!

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Invista em uma fonte de Oscilogramas confiável

Como você já sabe, para a correta utilização de um osciloscópio, você precisa de uma biblioteca de referência, ou melhor, uma Enciclopédia de manuais com imagens de diversos sensores e atuadores durante o perfeito funcionamento. Dessa forma você poderá comparar o gráfico do seu veículo com o gráfico ideal.

Na Enciclopédia Automotiva Doutor-IE temos mais de 10 mil manuais de Oscilogramas.

 

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