Santana EX | Motor falhando em altas rotações


Aplicação:

Volkswagen Santana EX | sistema Le-jetronic

Características:

  • Veículo equipado com sistema LE-Jetronic;
  • Motor falha somente após 3000 RPM.

Testes realizados:

  • Foram avaliadas a pressão e a vazão da linha de combustível;
  • Foram testados o medidor de fluxo de ar e o sensor de temperatura da água;
  • No relê de comando foi feita uma ligação direta (jumper);
  • Foi substituída a UCE.

Solução encontrada:

No teste de alimentação da UCE (central LE) foi verificado que em um de seus terminais (fios-terra) havia aterramento insuficiente (Figura 1).
Após serem limpos (lixados) e reapertados os pontos conectados à massa no bloco motor, a falha deixou de existir.

motor falhando em altas rotacoes 1

Dica:

O profissional inicialmente efetuou o teste de alimentação da UCE (central LE) utilizando-se de um analizador de polaridade. Com ele não detectou o problema. Isso ocorreu porque o analisador de polaridade acende com nitidez, mesmo que o fio testado apresente uma impedância (resistência elétrica excessiva) de até 500 ohms. Portanto, esse equipamento não é indicado para testes como alimentação da UCE e alimentação da bomba elétrica de combustível.
Posteriormente, o reparador efetuou o teste de alimentação (positiva e negativa) com o auxílio de uma lâmpada de teste de 12 volts e 21 Watts (figura 2). Desta vez, conseguiu perceber que um dos fios terra estava isolado.

motor falhando em altas rotacoes 2


Atenção!

A utilização de lâmpadas de teste para a análise de continuidade de circuitos alimentados com 12 volts é bastante conclusiva porque “força” o circuito a passagem da corrente que alimenta a lâmpada. Porém deve ser realizada com bastante critério. Nunca utilize lâmpadas de teste em circuitos interligados à UCE. Há riscos de queima da central. Nesses casos, realize os testes com a UCE desligada de seu conector elétrico.

Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.

 


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