Santana 1.8 MI | Motor apagando - defeito intermitente


Aplicação:

Volkswagen Santana 1.8 MI | sistema IAW 1AVB

Características:

  • Quando o defeito aparecia o motor não pegava mais. O motor só voltava a pegar depois de pelo menos 30 minutos;
  • Com o defeito presente observou-se que o motor afogava. Eram controladas as válvulas injetoras, mas não havia centelha nas velas;
  • O veículo em questão era equipado com o sistema de injeção eletrônica IAW 1AVB.

Análise do problema:

  • No sistema IAW 1AVB o controle do enrolamento primário da bobina de ignição é feito pela UCE de forma direta. Não há módulo de ignição externo à UCE;
  • No veículo testado observou-se que quando o motor apagava e não pegava mais, a UCE parava de enviar os pulsos de controle ao primário da bobina de ignição (figura 1). Por isso é que deixava de existir centelha nas velas de ignição;
  • Observou-se ainda que, com o defeito presente, a UCE deixava de controlar somente o primário da bobina de ignição. Todas as outras rotinas de controle (controle das válvulas injetoras, controle do relé da bomba, etc) eram executadas normalmente. Com isso concluiu-se que a falha estava na UCE.

Solução encontrada:

Substituição da UCE.

Dica:

O teste do sinal (pulsos) de controle do primário da bobina de ignição foi efetuado com o auxílio de um osciloscópio automotivo (figura 1). O mesmo teste poderia ter sido realizado com um analisador (caneta) de polaridade.
Quando se utiliza o osciloscópio se obtêm maior precisão na análise. Com o osciloscópio além de se verificar a existência do sinal é possível saber: a sua forma de onda, o seu período, a sua freqüência, a sua amplitude, etc.

motor apagando - defeito intermitente - dica 296

Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.

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