Como fazer uma revisão automotiva? Manutenção preventiva, preditiva ou corretiva? Como lucrar com revisão veicular?


 

A Doutor-IE promoveu uma Live com o título “Revisões assertivas e rentáveis” nas principais redes sociais, apresentada por Válter Ravagnani, CEO da empresa.

Periodicamente, todo veículo deve passar por uma revisão afim de verificar a situação das suas peças, componentes e sistemas. É como um “checkup médico”, onde os exames preventivos e preditivos apontam a saúde da pessoa.

Como todo mecânico sabe (mas nem todos os donos de carros sabem) a revisão periódica dos veículos é uma garantia de segurança para motorista e passageiros. O objetivo da revisão é diagnosticar algum problema do automóvel e fazer o conserto ou troca do componente.

Independente se o carro é novo, seminovo ou usado, a revisão garante que o veículo funcione de forma correta sem sofrer desgastes prematuros. Ou seja, evitar uma possível dor de cabeça futura.

 

Quando fazer a revisão do carro?

A maioria das montadoras recomenda que a revisão seja feita a cada dez mil quilômetros ou a cada seis meses de uso, o que vier primeiro. Mas cuidado, há exceções, veja no vídeo mais abaixo.

O brasileiro pode ser apaixonado por carro, porém a maioria dos proprietários não tem a cultura de fazer a manutenção preventiva. Em muitos casos visitam a oficina somente quando há um problema sério no automóvel.

Obviamente, um veículo que não recebe os cuidados necessários terá uma vida útil reduzida, sem contar na consequente desvalorização do bem.

O mecânico deve assumir esse papel de instruir o dono do carro e explicar tudo o que deve ser feito, e qual a importância de cada inspeção, troca ou substituição. Além disso, alertar sobre os riscos iminentes quando não se faz uma revisão, podendo ocasionar defeitos de ordem mecânica, eletrônica, e em casos mais graves, promover acidentes fatais.

 

O que deve ser inspecionado em uma revisão automotiva?

Existem muitos componentes diferentes no veículo, com materiais e composições distintas. Portanto a vida útil de cada componente varia conforme o tempo e/ou uso do carro.

É muito importante que o reparador siga as recomendações de manutenção da própria montadora, apresentado no manual do carro. Afinal, muitos profissionais projetaram o veículo e definiram esses parâmetros através de longo período de desenvolvimento e testes.

Entretanto, se você quiser saber exatamente tudo o que deve ser feito para cada veículo que entra em sua oficina, você pode verificar as informações de revisão através da plataforma de dados da Doutor-IE, a Enciclopédia Automotiva Online.

Nesta ferramenta paga destinada para profissionais você seleciona primeiramente o veículo, informando ano de fabricação, montadora e motorização. Depois você terá todos os checklists de revisão do veículo, separados por quilometragem, por exemplo 10mil km, 20mil km, 30mil km, e assim por diante.

 

Checklist para sua oficina

A Doutor-IE disponibilizou um checklist gratuito em PDF neste link para você começar a usar hoje mesmo na sua oficina! Este é um checklist de entrada do veículo na oficina e também de revisão básica.

>>> ACESSAR CHECKLIST GRÁTIS

 

Assista a live “Revisões assertivas e rentáveis”

Agora que você já está informado sobre a importância da revisão nos veículos, assista a LIVE na íntegra:

Esta LIVE foi apresentada no dia 27/05/2020 às 20h, com duração aproximada de 2 horas.

Atenção: embora seja comentado sobre descontos durante o vídeo, os links e códigos promocionais foram válidos somente durante a transmissão. Por fim, a Doutor-IE reserva-se o direito de alterar ou encerrar as promoções ou condições veiculadas.

 

Acompanhe a Doutor-IE

Por fim, acompanhe a Doutor-IE nas redes sociais e não perca os conteúdos gratuitos:

Assista todas as LIVEs da Doutor-IE através do site: https://www.doutorie.com.br/live/