Regeneração do filtro de partículas (DPF) – Troller T4

Como realizar a regeneração do filtro de partículas (DPF) do Troller T4?


Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre o processo de regeneração do filtro de partículas – DPF do Troller T4 3.2 16V! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.

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Veículo:

  • Troller T4 3.2 16V 4Cil. Turbo 165cv (MaxxForce) – ano 2013

Possíveis sintomas de defeito:

  • Luz indicadora de obstrução no filtro de partículas acesa no painel de instrumentos;
Luz indicadora de obstrução no filtro de partículas
Luz indicadora de obstrução no filtro de partículas
  • Dependendo do nível de obstrução no filtro de partículas, a UCE entrará em modo de emergência e, neste caso, observa-se perda de potência do motor.

Detalhes do sistema:

  • O filtro de partículas – DPF é um componente do sistema de injeção eletrônica responsável pela retenção de partículas de fuligem dos gases de escape do motor;
  • A luz indicadora de obstrução no filtro de partículas acende sempre que o sensor de pressão diferencial do filtro de partículas detecta que a diferença de pressão antes e depois do DPF ultrapassa os valores pré-definidos pela UCE do motor;
Filtro de partículas - componentes do sistema
Filtro de partículas – componentes do sistema
  • Este aumento na diferença de pressão se dá, geralmente, pelo acúmulo de fuligem no DPF e o processo de regeneração (desobstrução) ocorre com a elevação na temperatura do filtro de partículas.

Procedimentos de regeneração do filtro de partículas DPF:

  • Existem três comportamentos diferentes da luz indicadora de obstrução no filtro de partículas, são eles:

Indicação acesa continuamente

    • Indica a necessidade de fazer a regeneração espontânea;
    • Este procedimento é realizado automaticamente pela UCE se as seguintes condições forem satisfeitas: rodar com o veículo de 15 a 30 minutos com rotação elevada constante (acima de 2000 rpm);
    • Durante este regime de funcionamento, a UCE do motor adota estratégias, como a pós-injeção de combustível, para elevar a temperatura do filtro de partículas e, consequentemente, facilitar o processo de regeneração;
    • Feito isso, provavelmente, a luz indicadora irá apagar, indicando que a regeneração foi concluída.

Indicação piscando

    • Indica a necessidade de fazer a regeneração forçada;
    • De acordo com o fabricante, para realizar este procedimento, as seguintes verificações e condições devem ser observadas:
      • Parar o veículo em um local seguro (longe de produtos e/ou objetos inflamáveis);
      • Deixar a transmissão em ponto morto (neutro);
      • Freio de estacionamento acionado;
      • Motor deve estar em temperatura operacional (acima de 77ºC);
      • Não pisar nos pedais de freio e acelerador;
      • Sistemas de arrefecimento e lubrificação revisados;
      • Nenhum defeito presente no sistema de injeção eletrônica (códigos de falhas relacionados ao sistema de injeção podem impedir o início do procedimento ou interrompê-lo).
    • Com o veículo atendendo todos os pré-requisitos listados, para iniciar o procedimento de regeneração forçada deve-se:
      • Acionar totalmente o pedal da embreagem e segurar simultaneamente o botão da regeneração forçada por 3 segundos;
Localização do botão de regeneração.
Localização do botão de regeneração
      • Ao perceber a elevação da rotação do motor, soltar o botão e o pedal da embreagem;
      • Deve-se observar o acendimento da luz verde no painel de instrumentos indicando que o processo de regeneração forçada está acontecendo;
Luzes indicadoras do processo de regeneração
Luzes indicadoras do processo de regeneração
      • O motor ficará acelerado em torno de 1800 rpm e o procedimento dura aproximadamente 12 minutos;
      • Ao finalizar o procedimento, as lâmpadas da regeneração do filtro de partículas (amarela e verde) devem estar apagadas, indicando o sucesso da operação.

Indicação piscando + alerta sonoro

    • O desempenho do motor pode ficar limitado nesta situação;
    • O fabricante não recomenda a realização do procedimento de regeneração forçada do filtro de partículas nesta situação;
    • Este aviso é emitido quando o nível de obstrução do filtro de partículas está muito elevado. Nestas condições, o procedimento de regeneração forçada pode elevar a temperatura do escapamento a valores acima da margem de segurança. Temperaturas muito elevadas podem danificar outros componentes do motor ou até colocar em risco a integridade física das pessoas próximas ao veículo;
    • Neste caso, fabricante recomenda a substituição do filtro de partículas.