Palio Fire 1.3 16V | Motor falhando (defeito intermitente)


Aplicação:

Fiat Palio Fire 1.3 16V (ano 2000) | sistema Motronic 7.3 H4

Características:

  • O motor pega bem;
  • Após a partida, o motor começa a falhar de maneira generalizada;
  • A marcha-lenta fica “quadrada”;
  • O motor só abre giro se for acelerado lentamente;
  • Se a aceleração for brusca, o motor morre;
  • São gravados diversos códigos de defeitos na memória da UCE.

Testes realizados:

Após diversas tentativas de solucionar o defeito, percebeu-se o seguinte:

  • Com o motor parado, somente com a ignição ligada (sem dar partida), o equipamento scanner comunicava-se com a UCE e fazia todas as leituras possíveis (códigos de defeitos, parâmetros, etc);
  • Com o motor funcionando, o equipamento scanner não conseguia se comunicar com a UCE (acusava erro de comunicação).

Solução encontrada:

  • Devido à evidência de que o scanner só conseguia se comunicar com a UCE se o motor estivesse parado, chegamos a conclusão de que havia interferência eletro-magnética na UCE (figura 1);
  • Substituindo-se os componentes do sistema de alta tensão (bobina, velas de ignição e cabos de velas) um a um, detectou-se que a interferência era causada pela vela de ignição do 1º cilindro;
  • Após a substituição da referida vela, o motor voltou a funcionar normalmente.

motor falhando defeito intermitente

Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.

 


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