Palio Fire 1.3 16V | Motor falhando (defeito intermitente)
Aplicação:
Fiat Palio Fire 1.3 16V (ano 2000) | sistema Motronic 7.3 H4
Características:
- O motor pega bem;
- Após a partida, o motor começa a falhar de maneira generalizada;
- A marcha-lenta fica “quadrada”;
- O motor só abre giro se for acelerado lentamente;
- Se a aceleração for brusca, o motor morre;
- São gravados diversos códigos de defeitos na memória da UCE.
Testes realizados:
Após diversas tentativas de solucionar o defeito, percebeu-se o seguinte:
- Com o motor parado, somente com a ignição ligada (sem dar partida), o equipamento scanner comunicava-se com a UCE e fazia todas as leituras possíveis (códigos de defeitos, parâmetros, etc);
- Com o motor funcionando, o equipamento scanner não conseguia se comunicar com a UCE (acusava erro de comunicação).
Solução encontrada:
- Devido à evidência de que o scanner só conseguia se comunicar com a UCE se o motor estivesse parado, chegamos a conclusão de que havia interferência eletro-magnética na UCE (figura 1);
- Substituindo-se os componentes do sistema de alta tensão (bobina, velas de ignição e cabos de velas) um a um, detectou-se que a interferência era causada pela vela de ignição do 1º cilindro;
- Após a substituição da referida vela, o motor voltou a funcionar normalmente.
Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.
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