Palio 1.0 16V | Motor não acelera - defeito intermitente


Aplicação:

Fiat Palio Fire 1.0 16V | sistema Motronic ME 7.3 H4

Características:

  • O motor deixava de acelerar de repente (a borboleta de aceleração parava de abrir);
  • Se fosse dada nova partida, voltava a acelerar.

Análise do problema:

Os veículos Palio Fire 16V equipados com sistema bosch motronic ME 7.3 H4, possuem uma estratégia particular para o controle da borboleta de aceleração.
Nesses veículos, quando se liga a chave de ignição (sem dar partida), escuta-se um zunido contínuo de acionamento do motor da borboleta.
Além disso, se com a chave ligada for acionado totalmente o pedal do acelerador, a borboleta sofrerá uma pequena abertura de aproximadamente 30 graus (figura 1).
No caso exposto, observou-se que:

  • Com o defeito presente não se escutava o zunido característico do motor da borboleta;
  • Também não era verificada a referida abertura da borboleta de aceleração quando se pisava no pedal do acelerador.

Esses sintomas deixavam claro que o defeito estava no circuito de controle do motor da borboleta de aceleração [motor da borboleta (corpo), chicote ou UCE]. Como o chicote e o corpo de borboleta estavam OK, concluiu-se que a falha estava na UCE.

Solução encontrada:

Substituição da UCE.

Dica:

A substituição da UCE nos veículos equipados com sistema Fiat Code 2 requer cautela. Se uma UCE nova for conectada ao chicote do veículo que está sendo reparado, ela será automaticamente codificada a ele (ao ser ligada a ignição). Por isso, não poderá mais ser utilizada em outro veículo.

motor nao acelera - defeito intermitente - dica 324

Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.

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