Cuidados com a higiene, direitos trabalhistas, atendimento ao cliente e dicas de marketing. Veja como sua oficina pode enfrentar os desafios da pandemia.


 

O coronavírus chegou. A pandemia que já está afetando todos os cantos do Brasil e do mundo obrigou autoridades médicas e governamentais a instituir a restrição social como forma de diminuir a probabilidade de contágio. Com isso aumentamos as chances de combate à covid-19.

Provavelmente você está de portas fechadas, assim como outras milhares de oficinas mecânicas, auto elétricas, auto peças e auto centers no Brasil inteiro. Nós da Doutor-IE também. Toda nossa equipe está trabalhando de casa e com segurança, para que você fique tranquilo e assim possamos juntos vencer esse desafio.

Em diferentes estados do Brasil, as dúvidas e anseios dos reparadores quanto ao futuro da reparação automotiva são semelhantes:

  • Como manter as contas em dia?
  • Como honrar o pagamento de colaboradores?
  • O que fazer para manter o atendimento ao clientes?
  • Entre tantas outras.

Nesse momento, decidimos listar algumas alternativas adotadas por algumas oficinas e que podem ser úteis para a sua realidade durante o enfrentamento dessa crise.

Juntos e com inteligência, sairemos mais fortes!

Nesse post você vai ver:

 

Minha oficina está aberta, como trabalhar com segurança?

Primeiramente atente-se às orientações dos governos estaduais e municipais da sua região. As ações de combate à pandemia, o período de quarentena e a definição de quais são as atividades caracterizadas como essenciais pode mudar conforme a legislação vigente de cada estado.

Em alguns estados foi estipulado por meio de decreto que as oficinas mecânicas estão permitidas ao funcionamento, ou seja, podem permanecer de portas abertas durante a quarentena pois são consideradas atividades essenciais para a população, principalmente para a circulação de profissionais de saúde e transporte de alimentos.

Isso demanda cuidados para a sua saúde e das pessoas ao seu redor. Se sua oficina estiver de portas abertas, vale aqui o bom senso durante as atividades.

 

Cuidado com os funcionários da oficina

Segundo o Ministério da Saúde as atitudes essenciais para prevenir o contágio são:

  • Lavar bem as mãos com água e sabão ou usar álcool gel (70%)
  • Cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir
  • Evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados
  • Evitar o compartilhamento de itens pessoais e ferramentas
  • Manter ambientes bem ventilados

É essencial que a oficina forneça máscaras individuais para os funcionários. Em muitas cidades e estados o uso da máscara é obrigatório nos estabelecimentos comerciais.

Importante lembrar que os profissionais com mais de 60 anos devem ser afastados do trabalho e ficar em casa, visto que pertencem ao grupo de risco.

Infográfico combate ao coronavírus (COVID-19) na oficina
Infográfico combate ao coronavírus (COVID-19) na oficina

 

Cuidados com o carro do cliente

É muito importante você higienizar o carro do cliente na chegada e na saída da oficina. Veja algumas dicas para limpeza do carro:

  1. Não utilize álcool gel 70% no interior do veículo
  2. Utilize uma mistura de água e sabão neutro para borrifar no volante, painel, alavanca de câmbio, freio de mão e maçanetas. Com um pano macio esfregue por toda a superfície.
  3. Muito cuidado com as telas multimídia.
  4. Para os estofados não use alvejante, água oxigenada ou álcool.
  5. Em épocas de vírus no ar, reforce com seu cliente a importância de higienizar o ar-condicionado e trocar o filtro. Algumas lojas oferecem a oxi-sanitização, uma higienização com ozônio, mais eficiente e menos agressiva.
Limpeza do carro para combate ao coronavírus (COVID-19) na oficina.
Limpeza do carro para combate ao coronavírus (COVID-19) na oficina.

A montadora Hyundai tem uma página específica mostrando como efetuar a limpeza do carro. Saiba mais.

Preze pela segurança e saúde dos seus colaboradores e dos seus clientes.

 

Cuidados com o cliente

É muito importante para a saúde de todos, e para a confiança do cliente, que você esteja realmente preocupado e evitando a aglomerações e mais casos de infecção do vírus.

A hora do pagamento é um momento de potencial transmissão. Evite pagamentos em dinheiro vivo. Incentive pagamentos por transferência bancária ou através de cartão de crédito ou débito. Alguns cartões fazem a transação por aproximação (contactless), sem ter que digitar a senha. Lembre-se de higienizar o teclado da maquininha antes e depois de cada uso.

Se possível, adote o serviço de “leva e traz”, evitando que o cliente tenha que sair de casa ou do trabalho para fazer a reparação. Em oficinas de alto padrão, o serviço pode ser oferecido através do guincho da oficina, ou em parceria com empresas de guincho. Para oficinas menores, faça a higienização necessária (citado anteriormente) quando for buscar e entregar o veículo.

 

Recursos Humanos – Como posso ajudar meus colaboradores?

A Medida Provisória 927/2020 publicada no dia 22 de março e que está em tramitação no congresso nacional incentiva os empresários a manterem os contratos com seus empregados, de modo a diminuir os custos suportados pelas empresas.

Apesar da consequente diminuição do fluxo de caixa, existem algumas opções para serem aplicadas com os funcionários, a fim de evitar ao máximo a demissão. Podemos citar:

  • Banco de horas
  • Férias coletivas
  • Antecipação de férias

 

Banco de horas na oficina

Nessa situação seu colaborador deixa de trabalhar por um período específico mas ainda recebe a remuneração pois as faltas são justificadas, o que vai de acordo com a MP/927.

Nessa modalidade ao conceder a licença ao colaborador e registrar as horas de dispensa é possível acordar a compensação posterior em forma de horas-extras que serão pagas no retorno ao trabalho.

Vale lembrar que essa compensação deve respeitar as regras do art. 61, § 3º da CLT, onde o colaborador só poderá compensar o máximo de 2 horas por dia para o pagamento do banco de horas da licença. O único desconto realizado será o vale transporte e vale alimentação.

 

Férias coletivas para os funcionários da oficina

Outra alternativa flexibilizada pela MP 927 é a possibilidade de aplicação de férias coletivas. Nesse caso, mesmo que o colaborador não tenha atingido o período necessário de 12 meses é permitido a sua liberação.

As notificações prévias ao governo e sindicatos também foram dispensadas, mas impôs o prazo de 48 horas para a notificação dos empregados.

 

Antecipação de férias para os colaboradores da oficina

A antecipação de férias também se tornou alternativa. Durante o estado de calamidade pública o empregador informará ao empregado sobre a antecipação de férias, respeitando o mínimo de 48 horas de antecedência com a indicação do período a ser utilizado pelo colaborador.

A necessidade do adicional de ⅓ de férias passa a ter um prazo estendido até a data limite de pagamento do 13º salário.

Consulte seu contador.

 

Atendimento ao Cliente – Como manter o contato com meus clientes mesmo de portas fechadas?

Tanto para as oficinas mecânicas em estados onde sua atividade é considerada essencial, quanto em regiões onde foram proibidas o seu funcionamento, é importante que, de alguma forma, você mantenha o relacionamento com seu cliente.

Com a consequente diminuição de movimento nas oficinas, esse é o momento para se organizar. Levante um histórico das manutenções realizadas pelos seus clientes. Analise a frequência dos clientes e depois entre em contato para saber a necessidade de uma revisões preventiva em seu veículo.

Uma alternativa amplamente utilizada para entrar em contato com seus clientes é o Whatsapp Business. Nele é possível comunicar-se rapidamente para várias situações, como:

  • Agendar uma revisão;
  • Passar um orçamento;
  • Informar o status do andamento de uma manutenção;
  • Enviar fotos das peças novas e velhas para o cliente;
  • Entre muitas outras.

 

Home office para combate ao coronavírus (COVID-19) na oficina.
Home office para combate ao coronavírus (COVID-19) na oficina.

Marketing durante a crise

Em tempos de crise, adote medidas criativas que permitam o aumento de faturamento, como:

  • Promoções para o estoque de peças;
  • Pagamento de serviços antecipados com desconto;
  • Inclusão de serviços de “leva e traz”, onde o cliente não precisa sair de casa;
  • Inclusão do serviço de higienização do carro.

Essas ações podem ser muito vantajosas neste momento. É nessa hora que se destaca a importância do atendimento ao cliente e a aplicação de um pós-venda eficiente.

Vamos ver um exemplo:

PROMOÇÃO : Na troca de Óleo ganhe um par de palhetas” ou
PROMOÇÃO: Na troca de Óleo ganhe uma revisão de 20 itens

Nessa última possibilidade de promoção, vale a utilização dos manuais de “Revisões Periódicas e Recalls” presente na Enciclopédia Doutor-IE. Com a plataforma é possível consultar por quilometragem e ano de fabricação os itens que necessitam de revisão, e assim, educar o seu cliente sobre a sua importância na manutenção preventiva.

Veja o exemplo do manual de revisões periódicas do veículo Chevrolet Onix 1.0 para 20 mil quilômetros rodados:

Parte do trabalho pode ser efetuado de forma remota, ou “Home Office”, uma vez que, para agendamento de revisões e contato com os clientes, você poderá realizar de sua casa, totalmente online.

 

Simples Nacional – Prorrogação do Pagamento de Tributos

Muitas oficinas mecânicas distribuídas pelo brasil são enquadradas no regime de tributação chamado Simples Nacional.

Segundo o Sebrae, o pagamento dos tributos federais do Simples Nacional foi prorrogado. Dessa forma, o acerto referente aos meses de março, abril e maio deste ano ficou postergado para outubro, novembro e dezembro, respectivamente.

Informe-se com seu contador a respeito das novas diretrizes sobre a cobrança desses tributos.