Oficina sustentável: Veja como deixar sua oficina mecânica de acordo com a legislação ambiental e gerar lucros para sua empresa.


 

Tomando como exemplo a conscientização adotada por montadoras no mundo todo, demais setores da cadeia produtiva automobilística vêm aderindo cada vez mais uma postura que valoriza e se preocupa com o meio ambiente. Nesse mesmo sentido, o reparador possui um papel fundamental na diminuição dos impactos ambientais ocasionado pelo descarte de resíduos produzidos na oficina mecânica. O objetivo é ser uma oficina sustentável.

Muito mais que uma questão social, o cuidado e a preservação ambiental se tornaram uma preocupação voltada à saúde pública. Além do desenvolvimento de componentes que tenham possibilidades de reciclagem, as principais montadoras também vêm investindo cada vez mais no desenvolvimento de veículos que produzem menos gases poluentes como veículos híbridos e elétricos, reflexos da conscientização ambiental e busca pela economia de recursos.

Atualmente, é indispensável que a oficina mecânica esteja atenta às normas regulatórias que fiscalizam o descarte de óleos e demais resíduos provenientes da oficina, por exemplo. As oficinas devem ser sustentáveis!

Veja agora os benefícios de uma oficina organizada e com responsabilidade ambiental, ações que trazem lucratividade para você e também vantagens ao meio-ambiente.

Nesse post você vai ver:

Sustentabilidade na reparação automotiva – Por que investir?

O mercado atual está tornando-se cada vez mais preocupado com o meio ambiente, e por consequência, têm gradativamente valorizado as empresas e prestadores de serviços que mantém uma postura responsável com o meio ambiente.

Proteger os recursos naturais como a água e evitar a contaminação do solo, ocasionado pelo descarte incorreto de óleos e solventes, por exemplo, são os pontos principais que o gestor de uma oficina eficiente deve pensar.

Além de gerar economia de recursos para o estabelecimento, uma oficina sustentável evita inúmeros transtornos ocasionados pelo recebimento de multas, que podem inclusive comprometer seriamente a saúde financeira da empresa e até mesmo provocar o seu fechamento dependendo da gravidade da advertência.

Muito mais que a preservação ambiental, uma empresa sustentável tende a ser muito mais organizada e produtiva.

 

Principais resíduos em oficina de reparação automotiva

Dependendo de sua área de atuação, cada oficina pode gerar uma quantidade de rejeitos de determinada espécie. Uma oficina que trabalha exclusivamente com troca de óleo e revisões periódicas naturalmente irá produzir maiores quantidades de óleo para descarte.

Abaixo temos uma relação dos principais resíduos gerados através da reparação automotiva. Veja quais são as atitudes que podem ser adotadas para diminuir seu impacto no meio ambiente e melhorar a organização de sua oficina.

Água e óleo lubrificante usado

A água por ser um solvente universal é naturalmente muito utilizada para atividades de limpeza, mas quando se trata de uma oficina mecânica seu uso pode se tornar problemático. Motores e peças automotivas soltam substâncias como óleos e solventes.

Quando falamos da limpeza do chão, esses resíduos são levados junto com a água e isso se torna uma preocupação devido aos danos provocados ao solo e afluentes.

Cuidados necessários para evitar a contaminação da por óleo na oficina
Ao descartar o óleo usado tenha cuidado para evitar evitar a contaminação do solo e água.

O mais indicado nessas situações para diminuir o impacto provocado é a utilização de decantadores que podem ser instalados na oficina de modo que realizem a separação da água e óleo. Além disso, o cuidado no manejo durante trocas de óleo e limpeza da oficina também deve ser lembrado.

 

Emissões de gases

Durante muito tempo o gás CFC (clorofluorcarbono) foi um dos maiores responsáveis pela diminuição da camada de ozônio. Utilizado em máquinas de refrigeração, seu descarte incorreto trouxe danos sérios ao meio ambiente.

Hoje, o gás utilizado por equipamentos de ar-condicionado é o HFC (hidrofluorcarbonetos). Mesmo tendo um impacto relativamente menor que o CFC ainda existem cuidados importantes e necessários durante o seu manuseio.

Se possível, use recicladores de gás para a reparação do ar-condicionado automotivo
Se possível, use recicladores de gás para a reparação do ar-condicionado automotivo.

Um deles é o uso de recicladores de gás no momento de remoção do condensador de ar-condicionado. Ao invés de apenas abrir a válvula de escape e deixar o gás HFC ir para atmosfera o reciclador capta e filtra os gases nocivos ao meio ambiente.

 

Descarte de sólidos como embalagens, peças e baterias

De modo geral muitas vezes o lixo produzido por oficinas acaba sendo descartado no lixo comum, o que acaba sendo um erro principalmente devido à contaminação desses rejeitos por substâncias químicas como óleos e solventes.

Uma alternativa importante para o descarte correto é inicialmente a separação correta de todo esse rejeito.
Uma alternativa importante para o descarte correto é inicialmente a separação correta de todo esse rejeito.

Embalagens de óleo usadas devem ser acondicionadas em contêineres com impermeabilização e bandeja ou recipiente para coleta de líquidos contaminantes.

No caso das peças automotivas, muitas oficinas mecânicas possuem locais específicos para a destinação desses componentes. Lembre-se de buscar locais apropriados e regulamentados que fazem esse tipo de recolhimento.

 

Dicas para organizar de forma eficiente sua oficina sustentável

1. Separação de resíduos em oficina ecologicamente responsáveis

Um dos passos iniciais e que não demanda grandes investimentos financeiros é a simples separação do lixo. Ao identificar corretamente e respeitar o destino correto de cada resíduo, toda a equipe contribui para uma oficina mais organizada e consciente.

Além disso, por meio da separação correta se torna mais fácil a coleta por parte de empresas especializadas, por exemplo, pelo recebimento de sucata, óleo e baterias usadas.

2. Cuidado com a água em oficinas sustentáveis

Um ponto fundamental é o cuidado da água. Para que não ocorra contaminação do saneamento público, é importante a adoção de decantadores de água que realizam a separação de óleo provenientes da limpeza de motores e peças e que muitas vezes acabam caindo diretamente na rede pública de esgoto.

Outra vantagem dos decantadores está na possibilidade de separar o óleo utilizado para vendê-lo a empresas especializadas que realizam a coleta em oficinas mecânicas.

3. Piso ecológico para evitar contaminação

Pintura epóxi no piso, além de deixar a oficina com um visual muito mais profissional, facilita a limpeza e impede a contaminação do solo, diferentemente de pisos porosos, como o de cimento, que permitem a infiltração de óleos e solventes provenientes do trabalho.

Pisos epóxi além de manter a oficina mais limpa evita a contaminação do solo
Piso epóxi além de manter a oficina mais limpa evita a contaminação do solo.

4. Óleo usado na reparação automotiva

Lembre-se que diversos itens possuem restos de óleo, como recipientes e filtros. Armazene esses componentes em local apropriado até o recolhimento pelas empresas credenciadas.

Óleo usado requer cuidados no seu armazenamento
Óleo usado requer cuidados no seu armazenamento.

Veja também o post: Toyota Corolla – Como trocar o óleo de transmissão CVT?

5. Lavadora de peças automotivas

Uma vantagem das lavadoras de peças está na possibilidade de reutilização de solventes. Isso permite também a diminuição de substâncias tóxicas descartadas e economia para a oficina mecânica.

6. Iluminação para oficina sustentável

Substitua lâmpadas antigas por modelos LED sua oficina, muito mais econômicas e com uma vida útil mais longa. Cerca de 95% da energia elétrica utilizada nas lâmpadas LED é convertida em luminosidade contra apenas 5% no caso das lâmpadas incandescentes.

Lâmpadas LED e telhas transparentes geram economia e benefícios para o meio ambiente
Lâmpadas LED e telhas transparentes geram economia e benefícios para o meio ambiente.

Outra forma econômica e também muito sustentável é fazer um bom aproveitamento da luz natural através de telha translúcidas e que aproveitam a luminosidade externa na sua oficina.

7. Captação de água da chuva em oficinas ecológicas

Faça um aproveitamento inteligente da chuva através da utilização de cisternas para captação de água. Além da economia na conta de água você terá um reservatório específico para a utilização na limpeza da própria oficina.

A simples ligação da calha de sua oficina em um reservatório coberto já será extremamente útil para o cuidado com a água e economia na oficina.

 

Mostre a seus clientes sua oficina sustentável

Justificado pelo respeito ao meio ambiente, competitividade no mercado de atuação e até mesmo o melhoramento da imagem das empresas com relação às questões ambientais, cresce anualmente o número de certificações de qualidade como a ISO 140001.

Essa certificação visa à aplicação e melhoramento de práticas em empresas, trazendo eficiência e também diminuição dos impactos ambientais ocasionados pela sua atividade.

Com o auxílio de empresas de consultoria especializada para a implementação do ISO 140001 você poderá verificar os requisitos necessários para a sua adequação além da própria implementação de novos processos.

Com esse tipo de certificação além de promover um ambiente altamente produtivo e eficiente, a imagem de sua empresa será muito mais valorizada no mercado de reparação automotiva por seus clientes.

 

Doutor-IE: Parceira do reparador em todos os momentos

Você pode estar se perguntando qual o motivo de nós da Doutor-IE estarmos falando de meio ambiente e sustentabilidade, não é mesmo?

A Doutor-IE, há mais de 25 anos, produz informação técnica de qualidade para reparação automotiva e isso você já sabe.

Somos pioneiros na elaboração de manuais técnicos para reparação automotiva exibidos de forma totalmente online, aumentando a eficiência na consulta e atualizações sem a necessidade de manuais impressos.

Nosso foco não está diretamente ligado a soluções para o meio ambiente, no entanto, temos o compromisso diário em auxiliar oficinas mecânicas, auto elétricas e auto centers no que for necessário para o seu sucesso, compartilhando conhecimento e experiências com gestores e reparadores de todo o Brasil.

Dentro da Doutor-IE procuramos ser sustentáveis diariamente e já adotamos diversas ações para minimizar impactos ambientais. Coisas aparentemente simples como a diminuição no uso de copos descartáveis, por exemplo, mas que fazem uma grande diferença.

A Doutor-IE é uma empresa responsável e ciente de suas responsabilidades e deveres. Portanto, sempre recomendamos que as oficinas ajam com ética, honestidade e respeito entre seus colaboradores, clientes e meio ambiente.

Comece hoje mesmo! Analise sua oficina e pense em como contribuir para o meio ambiente. Certamente seus clientes ficarão felizes em saber disso.

 

Informação técnica para oficina mecânica sustentável

Com a Doutor-IE você tem a disposição milhares de manuais técnicos para a reparação, como por exemplo:

  • Informações de fluidos, aditivos e filtros para você saber a especificação correta do óleo.
  • Manual de correia dentada com o procedimento para a troca correta das correias.
  • Checklist de revisão periódica para você seguir as recomendações do fabricante, e também mostrar ao seu cliente tudo o que deve ser feito no veículo.
  • E muito mais…

Além disso, contamos com um super time de suporte técnico especializado à disposição dos assinantes.

 

 


Faça um TEST DRIVE e conheça a Enciclopédia Automotiva Doutor-IE Online!
A plataforma online líder em informação técnica automotiva no Brasil!