Kombi 1.6 MI | Motor não pega após solda na caixa de direção


Aplicação:

Volkswagen Kombi 1.6 MI (2001) | sistema Motronic MP 9.0

Características:

  • Após ter sido realizada uma solda elétrica na caixa de direção o motor não pegou mais;
  • Com o defeito presente observou-se que as válvulas injetoras eram controladas normalmente;
  • Durante a partida havia centelha nas velas. Porém, o reparador percebeu que centelha estava irregular (vermelha).

Análise do problema:

  • No sistema Motronic MP 9.0 o chaveamento do primário da bobina é feito pelo módulo de ignição que está acoplado à bobina (figura 1). A UCE “orienta” (controla) o módulo de ignição enviando a ele um sinal pulsado (digital) de onda quadrada;
  • Utilizando-se um osciloscópio, percebeu-se que a forma desse sinal estava irregular (figura 2). A UCE não estava enviando o sinal correto ao módulo de ignição (pulsos de onda quadrada);
  • Após terem sido efetuados os testes de carga da bateria, alimentação da UCE e sinal do sensor de rotação, conclui-se que a falha estava na UCE.

motor nao pega apos solda na caixa de direcao 1 - dica 337

motor nao pega apos solda na caixa de direcao 2 - dica 337

Solução encontrada:

Susbstituição da UCE. Para substituir a UCE foi necessário adaptá-la, ou seja, codificá-la ao veículo (veículo com sistema imobilizador de partida).

Dica:

O problema relatado demonstra que durante a realização de soldas elétricas na massa do veículo é aconselhável retirar a UCE.

Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.

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