Interruptor inercial: O que é? Para que serve?

Entenda o dispositivo de segurança de corte de combustível


 

Como faço para saber se meu carro tem interruptor inercial? E onde fica? Se você ainda não sabe o que é o interruptor inercial, está no lugar certo. Descubra qual a sua função, como ele funciona e onde fica sua localização.

Essa dúvida foi deixada por um inscrito no canal do YouTube da Doutor-IE. Você ainda não se inscreveu? Clique aqui e recebe os vídeos em primeira mão.

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta única, e cada caso precisa ser avaliado individualmente.

Alguns veículos possuem um dispositivo de segurança, chamado interruptor inercial. Ele é responsável por cortar a alimentação da bomba de combustível após uma colisão ou uma desaceleração muito brusca, a fim de diminuir o risco de incêndio em caso de acidente. Existem casos também em que ele é acionado ao passar por um buraco muito grande, sofrendo um forte impacto. Geralmente os reparadores procuram por esse interruptor para reativá-lo, após ter sido acionado.

Interruptor inercial de corte de combustível
Interruptor inercial de corte de combustível

Ele também é chamado de interruptor inercial de corte de combustível ou pela sigla FPS (do inglês, Fire Prevention System, traduzindo, sistema de prevenção de incêndio).

 

Como funciona o interruptor inercial?

Esse sistema de segurança pode ser controlado de diferentes maneiras, tanto eletronicamente quanto de forma mecânica.

 

Interruptor inercial eletrônico

Nos sistemas eletrônicos o controle é feito através do módulo de airbag, que identifica a colisão através do acelerômetro interno e de sensores de impacto, enviando um sinal para a central responsável pelo controle da bomba. Ela, por sua vez, corta a alimentação da bomba de combustível. Para esses casos, a reativação do interruptor inercial eletrônico deve ser feito através de equipamento de diagnóstico habilitado pelo sistema, ou procedimento específico para o veículo.

É importante frisar que o acionamento do dispositivo não está relacionado com o acionamento das bolsas do airbag. Ou seja, o interruptor inercial eletrônico pode ser acionado sem estourar as bolsas do airbag.

Interruptor inercial mecânico

No entanto, geralmente esse controle de segurança é feito por um dispositivo mecânico. E mesmo aqui a estratégia de funcionamento pode variar.

Por exemplo, ele pode ficar fechado durante o funcionamento normal do veículo e abrir após a colisão, cortando a alimentação positiva ou negativa da bomba. Em outros casos, ao abrir o interruptor, ele manda um sinal para central que controla a bomba, e ela por sua vez corta a alimentação.

Nos interruptores inerciais mecânicos a reativação do sistema pode ser feita manualmente, pressionando o botão do dispositivo.

Exemplo de acionamento do interruptor inercial de corte de combustível.
Exemplo de acionamento do interruptor inercial de corte de combustível.

Agora, para saber se o veículo que está sendo analisado possui ou não interruptor inercial mecânico, é imprescindível o uso de informação técnica de confiança. Algumas montadoras fornecem essa informação no próprio manual do proprietário do veículo. Quem é assinante da Plataforma Doutor-IE pode fazer essa verificação entrando no manual de diagramas elétricos do sistema de injeção eletrônica. Se o veículo possuir o interruptor inercial mecânico, ele irá aparecer no diagrama das ligações referentes a bomba. Caso não apareça, é porque o veículo não o possui.

 

Localização do interruptor inercial

Não há um padrão, o dispositivo pode estar em diversos locais, sendo eles os mais comuns:

  • Nas colunas laterais centrais, abaixo das capas de proteção, fixados na lataria do veículo;
  • Nas colunas frontais, ao lado dos pés do motorista, ou do passageiro;
  • No compartimento do motor.
Exemplo de localização do interruptor inercial de corte de combustível.
Exemplo de localização do interruptor inercial de corte de combustível.

Mas ele também pode aparecer em lugares que não são comuns, como por exemplo no Fiesta 2011, onde o interruptor fica atrás do conjunto da lanterna traseira esquerda.

Ford Fiesta Sedan 2011.
Ford Fiesta Sedan 2011.

Lembre-se que nem todos veículos possuem esse sistema de segurança. Você pode encontrar veículos sem o dispositivo mecânico ou eletrônico.

Por exemplo, os veículos da Renault, como Logan, Sandero e Scénic equipados com motor 1.6 16V Hi-Flex possuem o dispositivo eletrônico. Atente para casos como do Fiat Palio, onde alguns modelos eram equipados com interruptor mecânico, mas a partir de 2013 saíram de fábrica com interruptor eletrônico.

 

 


Quer ter acesso a mais conteúdos sobre sistemas de segurança?
Conheça a Plataforma Doutor-IE!