O que é injeção estratificada?

O que é injeção estratificada?


Você sabe o que é? Como ela funciona? Já ouviu falar? Entenda de forma rápida!

Essa é uma dúvida bem interessante, e foi deixada por um inscrito no canal do YouTube da Doutor-IE. Você ainda não se inscreveu? Clique aqui e recebe os vídeos em primeira mão.

O que é injeção estratificada?

Injeção estratificada (ou mistura estratificada) é uma estratégia de funcionamento adotada pelos sistemas de injeção direta de combustível nos motores Ciclo Otto. Essa estratégia só é adotada quando o motor está sob carga moderada, ou seja, quando o motor não tem muita solicitação de aceleração.

Nestas situações o combustível é injetado na fase de compressão e em uma quantidade menor, melhorando o desempenho do motor principalmente com relação à economia de combustível.

Para melhor entendimento, vamos explicar de forma simplificada como ocorre a formação dessa mistura entre ar e combustível nesses sistemas.

Nos motores Ciclo Otto que funcionam com injeção direta de combustível existem basicamente duas estratégias principais de funcionamento:

  • injeção homogênea
  • injeção estratificada

Injeção Homogênea (mistura homogênea)

Na formação de mistura homogênea a injeção de combustível ocorre na fase de admissão e o fluxo de ar entrando na câmara de combustão ajuda o combustível pulverizado a se misturar de forma mais uniforme com o ar admitido, criando uma nuvem de mistura de ar/combustível mais equalizada por toda a câmara de combustão.

Demonstração da injeção homogênea na fase de admissão
Demonstração da injeção homogênea na fase de admissão

Injeção Estratificada (mistura estratificada)

Já na formação estratificada de mistura na fase de admissão temos somente ar, sem combustível na câmara de combustão.

Demonstração da injeção estratificada na fase de admissão
Demonstração da injeção estratificada na fase de admissão

Além disso, a injeção ocorre depois, na fase de compressão. Ou seja, o pistão começa a comprimir o ar sem combustível, e somente durante esse processo de compressão o combustível é injetado. Isso forma uma nuvem de mistura mais concentrada na região que fica perto da vela de ignição. Essa situação permite que a explosão ocorra com menos combustível.

Demonstração da injeção estratificada na fase de compressão
Demonstração da injeção estratificada na fase de compressão

 

Podemos citar alguns exemplos de motores que utilizam injeção direta estratificada:

  • TSI (Audi e Volkswagen)
  • TFSI (Audi e Volkswagen)
  • THP (Peugeot e Citroën)
  • Prince – N16 e N18 (Mini/BMW)
  • Entre outros.

Resumindo, injeção estratificada de combustível é uma estratégia de funcionamento adotada por alguns sistemas de injeção direta (motores Ciclo Otto) onde o combustível é injetado só na fase de compressão, fazendo com que a a câmara de combustão fique dividida em duas camadas: uma menos concentrada (perto do pistão) e outra mais concentrada (perto da vela de ignição). Essa situação permite economia de combustível.

Se você gostou dessa dica, também vai gostar de entender sobre os códigos de falhas.

 


Quer ter acesso a mais conteúdos sobre sistemas de injeção?
Conheça a Plataforma Doutor-IE!