Honda Civic 1.8 com a temperatura do motor oscilando no painel. Onde está o defeito?

Honda Civic 1.8 com a temperatura do motor oscilando no painel. Onde está o defeito?


Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do problema de oscilação da temperatura do motor no painel do Honda Civic 1.8 16V! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.

 

Veículos:

  • Honda Civic 1.8 16V i-VTEC Flex 138/140cv (R18A6/A7)/PGM-FI
  • Honda Civic 1.8 16V i-VTEC 140cv (R18A1)/PGM-FI

Honda Civic 1.8

Detalhes iniciais:

O veículo chegou na oficina parceira apresentando variação anormal da indicação da temperatura do motor no painel de instrumentos. O mostrador de temperatura do painel estava com o ponteiro oscilando entre aproximadamente 100ºC e 115ºC;

Ao utilizar o Scanner, foi verificado que também apresentava essa variação anormal da temperatura durante a leitura dos parâmetros do motor;

temperatura do motor honda civic 1.8
Temperatura do motor oscilando.

Diagnóstico:

Como o veículo não apresentava códigos de falhas, o diagnóstico iniciou-se por levantamento de hipóteses:
Hipótese 1 – Problema no painel de instrumentos: como a variação do sinal de temperatura também acontecia na leitura do scanner, pode-se concluir que o problema não estava no painel de instrumentos.
Hipótese 2 – defeito nos sensores de temperatura: neste veículo existem 2 sensores de temperatura, um no bloco do motor e outro no radiador. Ambos sensores foram substituídos para fins de teste, mas o defeito não foi resolvido. Foram verificados os fios referentes aos sensores no chicote elétrico da injeção e também os conectores elétricos. Nenhum defeito foi encontrado.

sensores de temperatura do honda civic 1.8
Esquema de ligação dos sensores de temperatura da água.

Ao analisar o diagrama publicado na Plataforma Doutor-IE percebeu-se que a alimentação negativa (terminal 33 do conector B da UCE do Motor) de um dos sensores de temperatura era compartilhado com outros sensores como: sensor MAF/ACT e sonda lambda pós-catalisador.

sensor maf honda civic 1.8
Esquema de ligação do sensor MAF/ACT.
sonda lambda pós-catalisador do honda civic 1.8
Esquema de ligação da sonda lambda pós-catalisador.

Feito isso, uma nova hipótese foi levantada:
Hipótese 3 – problema na sonda pós-catalisador: A sonda lambda pós-catalisador aplicada neste veículo, que compartilha aterramento com o sensor de temperatura da água, possui um comportamento diferente da maioria dos veículos. Ao invés de apresentar um sinal “travado” constante, o sinal da sonda pós-catalisador deste Honda Civic fica predominantemente próximo a 0,8 volt (indicando mistura rica), com pequenas oscilações até próximo de zero volt. Dessa forma, suspeitou-se que o sinal da sonda pudesse estar interferindo no sinal do sensor de temperatura da água.

oscilograma honda civic 1.8
Oscilograma do sinal da sonda lambda pós-catalisador.

Para entender mais sobre a utilização do osciloscópio, temos um conteúdo exclusivo.

Para confirmar a suspeita, o reparador efetuou o famoso teste “desligômetro”, comentado em muitas publicações da Doutor-IE. Ao desligar a sonda lambda verificou-se que o mostrador de temperatura do painel parou de oscilar.

O reparador então suspeitou de defeito na própria sonda lambda e efetuou a substituição da mesma. Entretanto, ao conectar a nova sonda ao chicote do veículo e dar a partida no motor o defeito persistiu.

Hipótese 4 – Falha de alimentação negativa: A partir disso a suspeita levantada foi que havia algum defeito no terra compartilhado pelos sensores, que é fornecido pela UCE do Motor. Para que a UCE do motor forneça uma referência negativa consistente, é necessário que as alimentações negativas da UCE também estejam com perfeita integridade.

alimentações negativas do honda civic 1.8
Esquema de ligação das alimentações negativas da UCE do motor.

Ao desconectar o conector da UCE do motor e testar com uma lâmpada de teste, o reparador percebeu que havia uma deficiência no aterramento da UCE.

Solução encontrada:

Após realizar o reparo nos aterramentos da UCE do motor, a indicação da temperatura no painel parou de oscilar e o defeito foi resolvido.