Ford Ka 1.0 (Motor Endura) | Motor gira mas não pega


Aplicações:

Ford Ka 1.0 (Motor Endura) | EEC-V OBD II

Durante a partida observa-se que:

  • Não é acionada a bomba elétrica de combustível;
  • Não são acionadas as válvulas injetoras;
  • Não tem centelha nas velas.

Testes realizados:

  • Teste do sensor de rotação;
  • Teste do sensor de fase;
  • Teste de alimentação da UCE;
  • Teste de todos os sensores, ponto-a-ponto com o multímetro;
  • Substituição da unidade de comando UCE.

Solução encontrada:

Inversão dos fios do sensor de rotação do motor (Figura 1 ).


A ligação correta é:

  • Terminal 1 do sensor ao terminal 56 da UCE (fio preto);
  • Terminal 2 do sensor ao terminal 55 da UCE (fio preto).

Dica:

Como o veículo havia pegado fogo, foi necessário refazer todo seu chicote elétrico. Por isso, ocorreu a referida inversão dos fios do sensor de rotação.

Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre Sensor Magnético, Indutivo ou de Relutância Variável em outro post aqui do blog.

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