Ford Ecosport 2.0 com o conhecido código de falha P0340. O que pode ser?

Ford Ecosport 2.0 com o conhecido código de falha P0340. O que pode ser?


Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre o código de falha P0340 no Ford Ecosport 2.0 16V 138cv Automático (Duratec)/FIC EEC-VI! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.

Inscreva-se no canal da Doutor-IE no YouTube e acompanhe as melhores dicas de reparação automotiva!

Veículo:

  • Ford Ecosport 2.0 16V 143cv Manual (Duratec)/FIC EEC-VI – Ano 2009;

código de falha p0340 - ford ecosport 2009

Detalhes iniciais:

  • O veículo chegou na oficina parceira com dificuldade para entrar em funcionamento durante a partida;
  • A unidade de comando do motor estava gerando código de falha P0340. Consultando a Plataforma Doutor-IE este código tem a seguinte descrição:
    • Falha no Circuito Elétrico do Sensor ‘‘A’’ de Fase do Motor (CMP) do Banco 1 (Camshaft Position Sensor ‘‘A’’ Circuit Bank 1 or SIngle Sensor).;
  • Verificou-se, também, que a dificuldade para entrar em funcionamento era maior com o motor em temperatura operacional (por volta de 90° Celsius);

Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.

Diagnóstico:

  • Ao apresentar os sintomas relatados anteriormente, foi verificado que, com o motor em temperatura operacional (por volta de 90° Celsius) o sinal do sensor de fase estava sendo interrompido, ocasionando a dificuldade de partida do veículo;
  • Seguindo o diagnóstico, o cliente relatou ao consultor da Doutor-IE que já havia verificado sincronismo do motor, efetuado a troca do sensor de fase e, com auxílio de um multímetro, também conferiu a continuidade do chicote do sensor de fase utilizando o diagrama abaixo, publicado na Plataforma Doutor-IE:
código de falha p0340 - diagrama do sensor de fase da ford ecosport
Diagrama do sensor de fase.
  • Após as últimas verificações, o consultor responsável pelo caso solicitou que o cliente fizesse uma inspeção minuciosa no chicote do sensor de fase a fim de identificar alguma avaria no mesmo;
  • Feita a inspeção, verificou-se que os fios do sensor de fase, passavam por um conector intermediário no chicote do veículo. Em seguida, foi feito um jumper nos terminais do conector intermediário com o objetivo de eliminar a possibilidade de problema no conector;
  • Ao fazer o jumper no conector intermediário do chicote, o veículo parou de apresentar os sintomas de defeito;
  • Na imagem abaixo podemos identificar a localização desse conector intermediário:
código de falha p0340 - localização dos conectores da ford ecosport
Localização do conector intermediário.

Solução encontrada:

  • Após o diagnóstico, substituído o conector intermediário e excluído os códigos de falhas que estavam gravados na UCE do motor, o veículo voltou a funcionar normalmente. Assim como outros defeitos relatados em diversas publicações em nossas redes sociais, esse tipo de defeito torna fácil a sua solução depois de identificado e difundido pela rede da reparação automotiva.