Fiat Punto T-Jet com perda de potência. Como proceder?

Fiat Punto 1.4 T-Jet com perda de potência. Saiba onde estava o defeito!


Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do defeito de perda de potência através da turbina do Fiat Punto 1.4 T-Jet! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.

Veículos:

  • Fiat Punto 1.4 16V T-JET
  • Fiat Bravo 1.4 16V T-JET 
  • Fiat Linea 1.4 16V T-JET

fiat punto t-jet

Detalhes iniciais:

O veículo chegou na oficina parceira funcionando normalmente em solicitações de baixa carga. Contudo, o proprietário relatou que o veículo não possuía a mesma potência de quando foi adquirido, apresentando baixo rendimento ao realizar ultrapassagens, ao trafegar por ladeiras, ou seja, em situações de altas cargas.

Diagnóstico:

Através da entrevista com o cliente, o reparador iniciou o diagnóstico testando o sistema de alimentação de combustível e de ignição, pressão da linha, vazão dos injetores e integridade das bobinas. Como resultado dos testes, concluiu-se que esses componentes estavam em perfeito estado;

Nesse momento, desconfiou-se que o problema poderia estar no sistema de sobrealimentação do veículo pois, como mencionado anteriormente, o veículo apresentava perda de potência apenas em solicitações de carga;

turbina dos mototores t-jet
Turbina dos motores T-Jet

Uma característica interessante dos veículos com motor T-Jet é que no painel de instrumentos, através do computador de bordo, é possível acessar um indicador da pressão de turbo em tempo real.

Quando o motor está em plena carga e com rotação em torno de 4200 rpm, neste momento a pressão gerada pelos gases de escape deve ser capaz de acionar a turbina e o indicador deve estar preenchido até aproximadamente a penúltima barra.

Painel de instrumentos do fiat punto t-jet
Indicação da pressão de turbo no painel de instrumentos

No entanto, ao trafegar com o veículo, o reparador percebeu que o indicador da pressão de turbo ficava abaixo da metade do gráfico, informando que poderia haver alguma avaria no sistema de sobrealimentação.

Inspecionando a turbina do motor percebeu-se que havia uma trinca na carcaça do componente, prejudicando o seu correto funcionamento e ocasionando a perda de potência do veículo em solicitações de carga. 

Nos motores T-Jet, essa trinca na carcaça quente da turbina é um problema recorrente. Com essa trinca, localizada na passagem da válvula wastegate, o fluxo de ar não tem a força necessária para girar a turbina e, consequentemente, gerar potência. É muito comum aparecerem trincas também no coletor de escape.   

turbina dos mototores t-jet
Carcaça da turbina dos motores T-Jet trincada
turbina dos mototores t-jet
Carcaça da turbina dos motores T-Jet trincada

Para entender mais sobre diagnóstico de veículos ciclo otto turboalimentados, confira o circuito Doutor-IE 2022.

Solução encontrada:

Após substituir a turbina do motor e os componentes danificados do sistema de escape, o veículo voltou a ter seu desempenho normalizado.