Fiat Ducato – Dificuldade na partida após troca de UCE

Substituição da UCE do Fiat Ducato Multijet Economy. O que pode dar errado?


Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do código de falha P1301 no Fiat Ducato 2.3 Multijet Economy e saiba mais sobre o código de compensação – IMA dos injetores de combustível! O conteúdo sobre a resolução do código de falha é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.

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Veículos:

  • Fiat Ducato Multijet Economy 2.3 16V 127cv (F1AE0481T – EURO 5)/MJD 8F3.B9 – ano 2015;
  • Obs: essa dica se aplica aos veículos Fiat Ducato, Citröen Jumper e Peugeot Boxer de mesma motorização.

Detalhes iniciais:

  • Veículo chegou na oficina parceira com problemas internos na UCE e a mesma foi substituída por uma UCE virgem (nova);
  • Após a instalação da nova UCE, ao dar partida no motor, nosso cliente relatou que teve dificuldade na partida e que a lâmpada da injeção começou a piscar no painel de instrumentos;
  • Ao verificar via scanner, o cliente observou que o código P1301 estava gravado na memória da UCE. A descrição da falha no scanner do cliente era: impulso de calibração alta;
  • Na Plataforma Doutor-IE, este código tem duas possíveis descrições:
    • P1301: Falha na dosagem de combustível;
    • P1301: Falha na classificação dos injetores de combustível.

Diagnóstico:

  • Observando as descrições do código gerado pela UCE, direcionamos o diagnóstico para os injetores de combustível;
  • O consultor que estava responsável pelo caso pediu que o cliente fizesse a verificação, via scanner, da classificação dos injetores de combustível na UCE;
  • Ao realizar a verificação, o cliente nos informou que todos os injetores de combustível estavam com o mesmo código de código de compensação – IMA na UCE;
código IMA codificação classificação injetores diesel
Injetores desconfigurados – falta dos códigos de compensação.
  • A classificação, ou codificação, dos injetores, em motores a diesel, é de suma importância pois as normas que regulam as emissões de poluentes são muito rígidas e qualquer alteração ou diferença na vazão do injetor de combustível pode gerar um aumento considerável do nível de emissões do veículo;
  • Os injetores de combustível vêm de fábrica com um código, geralmente gravado em um lugar visível no componente, referente à classificação (classe), chamado de código de compensação – IMA, que precisa ser salvo nas configurações da UCE para que a mesma faça ajustes e pequenas correções na injeção de combustível;
  • Este código se refere à vazão de combustível do injetor;
  • Logo, todas as vezes que a UCE for substituída (mesmo que não seja por uma UCE nova) e toda vez que um injetor for substituído, esta reprogramação precisa ser feita;
código IMA codificação classificação injetores diesel
Injetores configurados – códigos de compensação corretamente informados à UCE
  • É importante lembrar que, quando um injetor é recondicionado ou reparado em bancada, o código de compensação pode mudar. Geralmente, o próprio equipamento de reparação irá lhe entregar um relatório com o novo código de compensação – IMA para que a reprogramação seja feita;
  • Devido ao desgaste natural da peça, um injetor com bastante tempo de uso pode apresentar variação no seu código IMA. Portanto, é aconselhável efetuar os devidos testes em bancada, para que o equipamento apresente o novo código do injetor e o reparador possa atualizá-lo na memória da central.
  • No manual de Injeção Eletrônica – Testes e Localizações de Componentes da Plataforma Doutor-IE nós desenvolvemos um item de atenção referente o código IMA deste veículo:
código IMA codificação classificação injetores diesel
Item de atenção presente na Plataforma Doutor-IE.

Solução encontrada:

  • Reprogramação dos códigos de classificação dos injetores de combustível na UCE nova.

BÔNUS:

  • No canal da Doutor-IE no Youtube temos um vídeo explicando e dando exemplos sobre o código de compensação – IMA dos injetores de combustível. Não perca!