Diagnóstico Automotivo – Palestra Gratuita

812

Diagnóstico Lógico Automotivo – Por Brandon Steckler


 

Durante o Circuito Doutor-IE 2020, que aconteceu de forma online nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, trouxemos para os reparadores do Brasil inteiro diversas palestras incríveis. Um dos destaques foi uma aula com muita informação técnica, apresentada por Brandon Steckler, técnico especialista automotivo e editor técnico da revista Motor Age, sobre como realizar um diagnóstico automotivo de qualidade.

Quem é o Técnico Especialista Brandon Steckler?

Brandon Steckler é um dos maiores especialistas do mundo em diagnóstico técnico automotivo. Formado em tecnologia automotiva na faculdade de treinamento de Northampton, no Reino Unido. Brandon rapidamente se destacou pelos seus resultados com diagnósticos automotivos. Recebeu diversos certificados e conquistas de valor na sua carreira. Hoje trabalha como especialista de diagnósticos automotivos, treinador técnico na WORLDPAC e na Carquest, assim como editor técnico da revista Motor Age.

Brandon Steckler - palestrante do Circuito Doutor-IE 2020 edição online
Brandon Steckler – palestrante do Circuito Doutor-IE 2020 edição online

Conteúdo da palestra sobre abordagem de diagnóstico lógico

Nesta edição do Circuito, Brandon Steckler apresentou um estudo sobre diagnóstico lógico automotivo, diretamente dos EUA, e apresentou ao reparador:

  • Sua história como reparador em montadoras – Lições e dicas sobre fluxogramas
  • Analogia do banco com 3 pernas – 3 itens fundamentais para o reparador
  • Estudo de caso “Honda Odyssey”:
    1. Bateria descarregando rapidamente com veiculo parado (800mA de fuga de corrente)
    2. Remoção do fusível de backup reduziu drasticamente a fuga de corrente, provando que um dispositivo conectado no fusível causava a fuga de corrente. Porém, o fusível abastece 18 dispositivos. Qual a forma mais eficiente de chegar ao diagnóstico?
    3. Avaliou o diagrama elétrico do fusível de backup (e seus 18 dispositivos) para entender a distribuição de energia.
    4. Usou o diagnóstico lógico para coletar o máximo de informação sem desmontar o veículo.
    5. Executando a estratégia, chegou ao possível dispositivo que causou o defeito (Unidade de controle da porta deslizante direita).
    6. Usando o scanner para comparar parâmetros da porta deslizante da esquerda com a porta deslizante da direita, notou instabilidade (Alterando entre ON e OFF) no  “BASE SWITCH” do dispositivo, o que confirmou falha no circuito.
    7. Avaliando o diagrama do dispositivo para finalmente testar os sinais elétricos. Usando um osciloscópio notou queda de sinal em uma das portas do dispositivo.
    8. Avaliando qual o problema na porta, concluiu que havia uma falha no interruptor de posição da porta deslizante direita, que causou fuga de corrente no sistema.
  • Corrigiu o problema através do diagnóstico lógico economizou tempo, dinheiro e muito trabalho manual.

Assista aqui a palestra “Diagnóstico automotivo lógico” do CIRCUITO DOUTOR-IE 2020:


Você é reparador automotivo? Solicite um TEST-DRIVE e conheça a Plataforma Doutor-IE.

Faça como milhares de oficinas brasileiras e utilize a maior plataforma de informação técnica do Brasil. Clique aqui e confira nossos planos!