Como os manuais técnicos automotivos da Doutor-IE são feitos?


 

Muitas pessoas da área da reparação automotiva perguntam como os manuais técnicos da Doutor-IE são desenvolvidos. Quantas etapas são necessárias? Quantas pessoas estão envolvidas?

Essa dúvida é bem comum, e as pessoas sempre ficam espantadas com a resposta.

Veja no infográfico abaixo um resumo do processo de desenvolvimento de informação técnica de qualidade da Doutor-IE.

 

LANÇAMENTOS E DEMANDAS

Estamos sempre atentos aos lançamentos de tecnologias, sistemas, veículos e motores que aparecem no mercado automotivo. Também desenvolvemos conteúdos a partir das solicitações do suporte técnico. Ou seja, as dúvidas mais frequentes tem prioridade em nosso desenvolvimento. Temos 5 consultores técnicos altamente capacitados prestando atendimento de suporte para todos os clientes da Enciclopédia, tanto por chat quanto telefone.

 

PESQUISA

Definido um assunto específico, uma equipe é designada para efetuar uma minuciosa pesquisa em campo, dentro da oficina, efetuando e validando testes e procedimentos, verificando cada fio dos diagramas elétricos, entre outros, tudo de forma prática. Muitas vezes é necessário aplicar estratégias de engenharia reversa para obter preciosas informações. Após a pesquisa, todos os dados são registrados e levados para o centro de desenvolvimento. Mais de 30 profissionais atuam nessa área.

 

DESENVOLVIMENTO E DESIGN

Aqui os dados são avaliados e organizados, antes de serem inseridos no manual em si. Além disso, todos os elementos visuais, como fotos e desenhos, são devidamente ilustrados ou editados pela equipe de design. São 5 designers dedicados para entregar um material 100% autoral.

 

ELABORAÇÃO DOS MANUAIS

A próxima etapa contempla a diagramação dos conteúdos, seguindo os padrões de layout e hierarquia das informações. Aqui acontece a construção de cada página do manual.

 

CONFERÊNCIA E REVISÃO

Antes de ser lançado, cada manual é submetido a diversas análises de revisão e conferência. O resultado é um manual didático, completo, confiável e de fácil entendimento.

 

PUBLICAÇÃO NA ENCICLOPÉDIA

Por fim os manuais são publicados na Enciclopédia Automotiva Doutor-IE Online, ficando a disposição para todos os assinantes.

 


Em resumo, cada manual de reparação automotiva da Doutor-IE passa por esse processo. Alguns manuais são mais complexos para elaborar, ou seja, o processo não tem uma duração fixa, pode ser em semanas ou meses. Entretanto estamos em constante desenvolvimento, com vários manuais técnicos sendo publicados diariamente.

Se você quiser saber mais sobre a história da Doutor-IE e as pessoas que nela trabalham, acesse a página quem somos em nosso site. Lá tem uma linha do tempo contando todos os momentos importantes da empresa.