Classic 1.0 com falha P0336, onde está o defeito?

Classic 1.0 com falha P0336, o que pode ser?


Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do código de falha P0336 no Classic 1.0 8V! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.

Veículo:

  • Chevrolet Classic 1.0 8V VHCE FlexPower 77/78cv (N10YFH)/MT27E.

clássico 1.0

Detalhes iniciais:

O veículo chegou na oficina parceira apresentando o código de falha P0336;

Na Plataforma Doutor-IE, esse código tem a seguinte descrição:

  • Falha no Circuito Elétrico do Sensor “A” de Rotação do Motor (CKP) (Crankshaft Position Sensor “A” Circuit Range/Performance).

Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.

Diagnóstico:

Baseado no código de falha observado, o consultor da Doutor-IE que estava responsável pelo caso solicitou que o cliente fizesse o teste de continuidade no chicote do sensor de rotação e o teste das alimentações positivas e negativas da UCE do motor;

Após a realização dos testes, constatou-se que não havia avaria nos componentes testados. Feito isso, foi solicitado que o reparador capturasse o sinal do sensor de rotação do motor (CKP) utilizando o osciloscópio;

sinal do sensor de rotação do classic 1.0
Sinal do sensor CKP coletado pelo reparador.
oscilograma do classic 1.0
Oscilograma do sincronismo do motor publicado na Plataforma Doutor-IE.

A partir da coleta feita pelo reparador com o osciloscópio, foi analisado o sinal e, comparando com o oscilograma publicado na Plataforma Doutor-IE, percebeu-se que havia uma deformidade no sinal próximo à falha da roda fônica. A divergência encontrada apontava para um problema na própria roda fônica, uma vez que não foram detectadas avarias no sensor nem no chicote do veículo. Dessa forma, foi solicitado que o reparador avaliasse a roda fônica através de um inspeção visual;

Ao inspecionar a roda fônica foi possível observar que alguns dentes do componente estavam danificados (amassados) e esse era o real motivo de haver a anormalidade no sinal de rotação do motor.

roda fônica amassada do classic 1.0
Roda fônica danificada.

Solução encontrada:

Após realizar a troca da roda fônica e excluir o código de falha, o veículo voltou a funcionar normalmente;

Vale salientar que a coleta de sinais via osciloscópio é muito útil pela facilidade de avaliar a integridade dos componentes a partir da análise do sinal, sem que seja necessário a remoção de peças;

Neste caso, a coleta do sinal do sensor de rotação CKP serviu para avaliar a integridade da roda fônica, que nesse veículo é integrada à polia do virabrequim. Se a roda fônica estivesse em perfeito estado, isto seria percebido através da análise de sinal no osciloscópio e não seria necessário desmontar o motor para analisá-la.