Chevrolet Sonic com código P0366. O que pode ser?


Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do código de falha P0366 no Chevrolet Sonic 1.6 16V ECOTEC! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.

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Veículo:

  • Chevrolet Sonic 1.6 16V ECOTEC 116/120cv (N16XFF – LFJ)/Multec H – ano 2012

Chevrolet Sonic 1.6 Falha P0366

  • Obs: essa dica serve para veículos equipados com o motor 1.6 16V ECOTEC, assim como os veículos Chevrolet Cruze 1.8 e Chevrolet Tracker 1.8.

Detalhes iniciais:

  • Veículo chegou na oficina parceira com a luz da injeção eletrônica acesa no painel de instrumentos e com a falha P0366 – Falha no Circuito Elétrico do Sensor “B” de Fase do Motor (CMP) do Banco 1 gravada na memória da UCE;
  • O nosso cliente, que só trabalha com diagnósticos de injeção eletrônica, informou que o veículo já tinha passado por outras oficinas mecânicas e que os pontos de sincronismo mecânico tinham sido verificados diversas vezes, sem sucesso na resolução da falha.

Observações:

  • A UCE gera as falhas no circuito elétrico quando identifica alguma incoerência no sinal enviado pelo sensor em questão, ou seja, quando o sinal recebido é diferente do esperado pela central;
  • Em alguns casos, se a central não estiver recebendo o sinal, este tipo de código de falha também pode se gerado;
  • Quando esse tipo de falha é gerada, a UCE sempre parte do princípio de que mecanicamente está tudo em ordem e que o defeito esteja em algum dos componentes do circuito elétrico do sensor (chicote, conector, alimentação do sensor, etc);
  • Porém, essa informação tem que ser avaliada com bastante cuidado, pois, sem um diagnóstico preciso, pode haver algum problema mecânico no sistema em questão.

Diagnóstico:

  • Inicialmente, a informação que nos foi dada era que o veículo estava “fora de ponto”;
  • Analisando as informações que tínhamos até então, essa afirmação não estava fazendo sentido. O código gerado pela UCE apontava falha no circuito elétrico do sensor de fase e não problemas de sincronismo e, segundo o cliente, os pontos de sincronismo haviam sido verificados diversas vezes;
  • Sendo assim, o passo inicial para este tipo de situação é a análise visual do sinal enviado pelo sensor à UCE;
  • Pedimos que o cliente nos enviasse a coleta dos sinais CKP x CMP para análise;
Comando Válvulas Chevrolet Sonic 1.6 Falha P0366
Coleta enviada pelo cliente – CKP x CMP.
  • Analisando e comparando o sinal enviado pelo cliente com o gráfico presente no manual de oscilogramas da Plataforma Doutor-IE, de início, estava tudo coerente e o motor do veículo realmente estava no ponto;
  • Como essa coleta foi feita nos terminais do conector elétrico da UCE e até então tudo estava coerente, qualquer problema de chicote, conector, alimentação, etc. foi descartado;
  • Com tantas evidências, uma hipótese foi levantada: uma possível falha incoerente sendo gerada pela UCE;
  • Mas como nossa equipe de Suporte Técnico não se dá por vencida, antes de condenar a UCE de injeção eletrônica, o consultor que estava responsável pelo caso usou sua experiência em diagnósticos avançados e pediu que o cliente enviasse outra coleta dos mesmos sinais, só que desta vez do ciclo completo (duas voltas do virabrequim);
Oscilograma Comando VálvulasChevrolet Sonic 1.6 Falha P0366
Coleta enviada pelo cliente – CKP x CMP (duas voltas do virabrequim).
  • Assim que o cliente nos enviou a segunda coleta e a comparação com o material presente na Plataforma Doutor-IE foi feita, um detalhe acabou sendo observado: o sinal do Sensor de Fase do Comando de Válvulas de Escape (sinal verde) estava sem um “dente”;
Comando Válvulas Chevrolet Sonic 1.6 Falha P0366
Dente em falta no sinal sensor de fase (escape).
Sincronismo Comando Válvulas Chevrolet Sonic 1.6 Falha P0366
Gráfico de referência presente na Plataforma Doutor-IE.
  • Como já foi citado no texto, em casos assim, a UCE sempre parte do pressuposto de que, mecanicamente, está tudo certo e acusa algum tipo de falha no circuito elétrico do componente. Mas como os sinais coletados estavam em perfeita qualidade, com as configurações corretas do osciloscópio e sem nenhuma interferência (ruído), questionamos se o cliente já havia feito uma verificação visual dos eixos comando de válvula;
  • Quando questionado sobre, o cliente decidiu fazer a verificação e, como nós imaginávamos, o eixo comando das válvulas de escape estava sem um dos dentes de referência do sensor e a causa da falha P0366 foi encontrada;
Eixo Comando Chevrolet Sonic 1.6 Falha P0366
Eixo novo x eixo defeituoso.
  • A falta do dente de referência na roda fônica do eixo comando de válvulas fazia com que o sinal enviado pelo sensor de fase fosse diferente do esperado pela UCE do motor. Ao perceber a diferença, a UCE gerava o código de falha P0366 indicando que o sinal estava fora do padrão.

Solução encontrada:

  • Substituição do eixo comando das válvulas de escape.

Possível origem do defeito:

  • Todas as vezes que uma falha gerada pela UCE é solucionada pelo Suporte Técnico da Doutor-IE nós fazemos questão de entender não só a solução do problema, mas também a origem do defeito;
  • Analisando este caso, a explicação que nós encontramos é que o dente de referência do eixo comando quebrou quando tentaram realizar o aperto do parafuso de fixação da polia do eixo comando de válvulas;
  • Este motor da GM é conhecido pelo altos valores de torque no aperto dos parafusos e, justamente o parafuso da polia do comando de válvulas, tem um procedimento de aperto diferente indicado pela montadora;
  • A montadora indica que duas pessoas realizem este procedimento, uma para segurar o eixo comando com uma chave de boca e outra para realizar o aperto do parafuso. Nós imaginamos que o aperto tenha sido feito utilizando a ferramenta de fasagem como trava do comando e, devido ao alto torque, a peça tenha escapado durante o procedimento, atingindo o dente menor e danificando as referências do comando de válvulas.