Chevrolet Sonic com código P0366. O que pode ser?
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do código de falha P0366 no Chevrolet Sonic 1.6 16V ECOTEC! O conteúdo é parte de uma live com o Suporte Técnico da Doutor-IE.
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Veículo:
- Chevrolet Sonic 1.6 16V ECOTEC 116/120cv (N16XFF – LFJ)/Multec H – ano 2012
- Obs: essa dica serve para veículos equipados com o motor 1.6 16V ECOTEC, assim como os veículos Chevrolet Cruze 1.8 e Chevrolet Tracker 1.8.
Detalhes iniciais:
- Veículo chegou na oficina parceira com a luz da injeção eletrônica acesa no painel de instrumentos e com a falha P0366 – Falha no Circuito Elétrico do Sensor “B” de Fase do Motor (CMP) do Banco 1 gravada na memória da UCE;
- O nosso cliente, que só trabalha com diagnósticos de injeção eletrônica, informou que o veículo já tinha passado por outras oficinas mecânicas e que os pontos de sincronismo mecânico tinham sido verificados diversas vezes, sem sucesso na resolução da falha.
Observações:
- A UCE gera as falhas no circuito elétrico quando identifica alguma incoerência no sinal enviado pelo sensor em questão, ou seja, quando o sinal recebido é diferente do esperado pela central;
- Em alguns casos, se a central não estiver recebendo o sinal, este tipo de código de falha também pode se gerado;
- Quando esse tipo de falha é gerada, a UCE sempre parte do princípio de que mecanicamente está tudo em ordem e que o defeito esteja em algum dos componentes do circuito elétrico do sensor (chicote, conector, alimentação do sensor, etc);
- Porém, essa informação tem que ser avaliada com bastante cuidado, pois, sem um diagnóstico preciso, pode haver algum problema mecânico no sistema em questão.
Diagnóstico:
- Inicialmente, a informação que nos foi dada era que o veículo estava “fora de ponto”;
- Analisando as informações que tínhamos até então, essa afirmação não estava fazendo sentido. O código gerado pela UCE apontava falha no circuito elétrico do sensor de fase e não problemas de sincronismo e, segundo o cliente, os pontos de sincronismo haviam sido verificados diversas vezes;
- Sendo assim, o passo inicial para este tipo de situação é a análise visual do sinal enviado pelo sensor à UCE;
- Pedimos que o cliente nos enviasse a coleta dos sinais CKP x CMP para análise;

- Analisando e comparando o sinal enviado pelo cliente com o gráfico presente no manual de oscilogramas da Plataforma Doutor-IE, de início, estava tudo coerente e o motor do veículo realmente estava no ponto;
- Como essa coleta foi feita nos terminais do conector elétrico da UCE e até então tudo estava coerente, qualquer problema de chicote, conector, alimentação, etc. foi descartado;
- Com tantas evidências, uma hipótese foi levantada: uma possível falha incoerente sendo gerada pela UCE;
- Mas como nossa equipe de Suporte Técnico não se dá por vencida, antes de condenar a UCE de injeção eletrônica, o consultor que estava responsável pelo caso usou sua experiência em diagnósticos avançados e pediu que o cliente enviasse outra coleta dos mesmos sinais, só que desta vez do ciclo completo (duas voltas do virabrequim);

- Assim que o cliente nos enviou a segunda coleta e a comparação com o material presente na Plataforma Doutor-IE foi feita, um detalhe acabou sendo observado: o sinal do Sensor de Fase do Comando de Válvulas de Escape (sinal verde) estava sem um “dente”;


- Como já foi citado no texto, em casos assim, a UCE sempre parte do pressuposto de que, mecanicamente, está tudo certo e acusa algum tipo de falha no circuito elétrico do componente. Mas como os sinais coletados estavam em perfeita qualidade, com as configurações corretas do osciloscópio e sem nenhuma interferência (ruído), questionamos se o cliente já havia feito uma verificação visual dos eixos comando de válvula;
- Quando questionado sobre, o cliente decidiu fazer a verificação e, como nós imaginávamos, o eixo comando das válvulas de escape estava sem um dos dentes de referência do sensor e a causa da falha P0366 foi encontrada;

- A falta do dente de referência na roda fônica do eixo comando de válvulas fazia com que o sinal enviado pelo sensor de fase fosse diferente do esperado pela UCE do motor. Ao perceber a diferença, a UCE gerava o código de falha P0366 indicando que o sinal estava fora do padrão.
Solução encontrada:
- Substituição do eixo comando das válvulas de escape.
Possível origem do defeito:
- Todas as vezes que uma falha gerada pela UCE é solucionada pelo Suporte Técnico da Doutor-IE nós fazemos questão de entender não só a solução do problema, mas também a origem do defeito;
- Analisando este caso, a explicação que nós encontramos é que o dente de referência do eixo comando quebrou quando tentaram realizar o aperto do parafuso de fixação da polia do eixo comando de válvulas;
- Este motor da GM é conhecido pelo altos valores de torque no aperto dos parafusos e, justamente o parafuso da polia do comando de válvulas, tem um procedimento de aperto diferente indicado pela montadora;
- A montadora indica que duas pessoas realizem este procedimento, uma para segurar o eixo comando com uma chave de boca e outra para realizar o aperto do parafuso. Nós imaginamos que o aperto tenha sido feito utilizando a ferramenta de fasagem como trava do comando e, devido ao alto torque, a peça tenha escapado durante o procedimento, atingindo o dente menor e danificando as referências do comando de válvulas.