Saiba como o alternador da BMW 328i pode sofrer avaria em virtude da contaminação por óleo de lubrificação do motor.
Assista o vídeo ou leia o conteúdo completo sobre a resolução do problema no alternador da BMW 328i! O conteúdo é parte de uma live com o suporte técnico da Doutor-IE.
Veículo:
BMW 328i (F30) 2.0 16V Turbo 245cv (N20B20)/MEVD 17.2

Detalhes iniciais:
O veículo chegou na oficina de um dos nossos assinantes com a luz indicadora de avaria do sistema de carga/alternador acesa no painel.
Ao conectar o scanner, o reparador verificou que o veículo apresentava códigos de falha relacionados ao sistema de carga da bateria. Na Plataforma Doutor-IE, os códigos apresentados tem as seguintes descrições:
- 210201: Alternador com Defeito;
- 213901: Gestão de Potência: Alimentação de Acessórios Desativada Temporariamente;
- 213401: Gestão de Potência: Tensão de Bateria Muito Baixa (Menor que 9V).
Para entender mais sobre os códigos de falhas, temos um conteúdo exclusivo.
Diagnóstico do problema
Através dos códigos de falhas e sintomas do veículo, o reparador verificou que havia uma deficiência no carregamento da bateria. Ou seja, ao avaliar a tensão da bateria com o carro ligado, o valor medido não se alterava e diminuía conforme o tempo de funcionamento do veículo, certificando que havia algum defeito no sistema de carga.
Como o reparador não possuía tanta experiência no diagnóstico de problemas relacionados à alternadores pilotados, ele entrou em contato com o suporte automotivo da Doutor-IE em busca de auxílio na identificação do defeito.
Apesar dos sintomas e códigos de falhas apontarem para problemas no próprio alternador, era necessário eliminar algumas possíveis causas como:
- Integridade do chicote entre o alternador e o módulo de injeção;
- Existência do sinal de comunicação LIN entre o alternador e o módulo de injeção;
- Integridade do módulo de injeção.
Nesse momento, o consultor responsável pelo caso orientou que o reparador utilizasse o osciloscópio para captar o sinal de comunicação entre o alternador e o módulo de injeção. Através do sinal coletado seria possível avaliar se havia comunicação entre os componentes.

Através do sinal captado, podemos perceber pela imagem abaixo que o sinal de comunicação existia e sem nenhuma interferência, eliminando a possibilidade de problemas no chicote ou no módulo de injeção.

Com os testes realizados, o consultor orientou ao reparador que fizesse a remoção do alternador e avaliasse a integridade do componente em bancada.
Ao remover o alternador, para sua surpresa, o reparador notou que o componente estava completamente danificado em virtude da contaminação por óleo lubrificante do motor.

Verificando a foto abaixo podemos notar que o filtro de óleo deste veículo está localizado acima do alternador, indicando que a origem da contaminação poderia ter acontecido em outra oficina (manutenção anterior), como uma troca de óleo do motor por exemplo.

Portanto, ao se deparar com esse tipo de defeito neste veículo, verifique o histórico de manutenção e avalie se o alternador está contaminado por óleo lubrificante do motor. Com essa dica, você poderá realizar o reparo de forma muito mais rápida e eficiente!
Solução encontrada:
Ao substituir o alternador, o veículo voltou a funcionar normalmente e os códigos de falha sumiram.
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