BMW 325i | Motor não pega – tem centelha nas velas mas não injeta combustível

BMW 325i | Motor não pega – tem centelha nas velas mas não injeta combustível


Aplicação:

BMW 325i com transmissão mecânica | sistema Motronic M 3.3.1

Características:

  • Veículo equipado com sistema Motronic M 3.3.1.
  • Jogando-se combustível na admissão, o motor pega.
  • Observou-se ainda que não havia alimentação positiva na bomba de combustível e nas válvulas injetoras.
  • Fazendo-se uma direta (jumper entre os terminais 30, 87 e 87B do relê principal (figura 1) o veículo funciona perfeitamente.
  • Foi trocado o relê principal e o defeito persistiu.

motor nao pega - tem centelha nas velas mas nao injeta combustivel 1

Testes realizados:

Analisando-se o circuito elétrico do sistema (figura 2) pôde-se constatar que:

  • Este sistema trabalha com 2 relês: o relê principal e o relê da bomba. O relê principal é controlado através do terminal 27 da UCE. Alimenta componentes como as válvulas injetoras, o relê da bomba elétrica de combustível, a UCE, etc (figura 2);
  • O problema ocorria porque a UCE não estava chaveando o terminal 27. Por isso, o relê principal não era acionado.

motor nao pega - tem centelha nas velas mas nao injeta combustivel 2

Solução 1 (solução recomendada)

A unidade de comando eletrônico – UCE, tem como estratégia padrão: aterrar o seu terminal 27 (acionando o relê principal), controlar o chaveamento dos injetores e das bobinas de ignição, toda a vez que houver sinal de rotação.
No veículo testado, embora a UCE controlasse perfeitamente os pulsos negativos das bobinas e dos injetores, não aterrava o terminal de controle do relê principal (terminal 27).
Portanto para resolver o inconveniente deveria ser trocada a UCE.

Solução 2 (solução efetuada)

Diante do preço elevado do componente defeituoso, o profissional optou por outra solução:

  • Retirou a extremidade do fio que vai ao terminal 27 da UCE;
  • Com o fio desligado, aterrou o mesmo diretamente à massa. Feito isso, o motor passou a pegar com perfeição, porém a bomba elétrica ficava ligada continuamente, mesmo se fosse desligada a ignição. Para evitar isso, o profissional mudou a alimentação positiva do terminal 86 do relê principal que era feita por uma linha 30 (positivo direto da bateria) , para uma linha 15 (positivo com a chave de ignição ligada). Após essa mudança a bomba elétrica passou a ser acionada em função da chave de ignição e o veículo passou a funcionar normalmente.

Ficou com alguma dúvida?
Veja o conteúdo sobre princípio básico de controle da UCE em outro post aqui do blog.

 


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